O PSTU e PSOL confirmam uma aliança para as eleições municipais de 2012, em Natal. Apesar das divergências, os dois partidos resolveram, através de um acordo, criar um plano de metas, no qual serão apresentadas propostas em comum. A união só deu certo após a realização de discussões, seminários, debates e assembleias. No documento também foi definindo os direitos e deveres de cada uma das partes na campanha. Dário Barbosa, presidente do PSTU, disse que apesar de terem diferentes ideias, os partidos de esquerda precisavam se reunir para fornecer uma nova opção para os moradores de Natal. “Os pré-candidatos apresentados são os mesmos de todas as eleições. Por isso que a sociedade só piora. É importante as pessoas verem uma nova forma de investir na saúde, educação e transporte público”, respondeu Barbosa.
Ficou definido que o PSOL iria indicar o candidato a prefeito. Já o PSTU vai nomear o vice. O nome para prefeito já foi escolhido e será o professor universitário Robério Paulino. De acordo com Dário Barbosa, o nome para vice-prefeito ainda não foi definido. O partido vai se reunir a partir do dia 10 de junho e terá até 30 de junho para definir o nome, a pessoa mais cotada é o próprio Barbosa. Os dois partidos também estão investindo no Poder Legislativo, pois a intenção é eleger alguém para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal (CMN). “Nós queremos eleger, pelo menos, dois vereadores”, disse Dário. Até agora, o PSTU tem somente uma candidata a vereadora, a professora Amanda Gurgel, que ficou famosa pelo discurso que fez na Assembleia Legislativa sobre o salário dos professores. Já os candidatos confirmados pelo PSOL são Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Indireta do Estado (Sinai), Vânia Machado, membro do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde (Sindsaúde), e Sandro Pimental, presidente do PSOL, que já foi candidato para ocupar o cargo do executivo.
O candidato do PSOL
Robério Paulino é professor do Departamento de Gestões em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua base política é baseada aos ideais socialistas, através de políticas voltadas à educação, saúde, transporte, urbanismo, economia e saneamento. Robério Paulino é graduado pela Universidade de São Paulo (USP) em Economia, e tem doutorado pela mesma instituição em História Econômica. Na UFRN, Paulino é o organizador do projeto “Plante Enquanto é Tempo”, no qual diversas mudas de árvores foram colocadas em vários lugares da cidade do Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário