Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

REDUÇÃO
A ação que está tramitando no Supremo Tribunal Federal, pedindo a manutenção dos valores do FPM aos municípios, mesmo quando há redução de IPI, é a mais correta atitude tomada nos últimos tempos em favor dos municípios. E não partiu nem da FEMURN, a Federação dos Municípios; nem da federação nacional.

REDUÇÃO II
A ação partiu da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e poderá resultar em benefício para todo o país. Afinal, o Governo Federal faz bondade com o dinheiro que não lhe pertence; reduz o IPI das empresas automobilísticas e leva junto o percentual de divisão do FPM dos municípios. A ação mostra que o foco foi certeiro e que as entidades são incompetentes.

DECISÃO
Correta a decisão do secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, de instaurar sindicância para apurar a suposta irregularidade cometida pela ex-deputada Ruth Ciarlini, irmã da governadora Rosalba Ciarlini. Afinal, a seriedade do Governo, se existir, tem que ser para todos.

AUDITORIA
O perigo é o secretário Luiz Roberto fazer com quem for realizar a sindicância da irmã de Rosalba, o mesmo que fez com a comissão que realizou a auditoria e constatou desvios e irregularidades no contrato do Estado com a Marca. Ao invés de ser premiado, o grupo de servidores foi exonerado da função. Ficou claro que foi uma punição ao pessoal, que trabalhava no setor há mais de 20 anos.

PESQUISA
O resultado da pesquisa Certus/JH, sinaliza para um confronto direto entre a governadora Rosalba Ciarlini e seu vice, Robinson Faria. Sofrendo desdém por parte até do Governo e também renegado por alguns da oposição, o pai de Fábio mostra que tem potencial para derrotar sua ex-aliada, que virou adversária em menos de um ano.

CRÉDITO
Os dois nomes foram pesquisados pelo fato de que Rosalba é candidata natural à reeleição e Robinson é o único que assumiu a candidatura a governador. A Certus trabalha bastante para o PMDB, que confia em seus números, principalmente pelo fato de seu proprietário, professor Mardone França, não manipular resultados para agradar contratantes.

NÚMEROS
A pesquisa revela que o desgaste administrativo da governadora Rosalba Ciarlini, está refletindo em seu desempenho eleitoral. Ou seja: Caso a Rosa reverta a situação de desgaste, ganhará competitividade eleitoral; do contrário, caminha para a derrota ou inviabilidade da reeleição.

UNIDADE
Enquanto Rosalba precisa reverter sua gigantesca desaprovação, Robinson Faria precisa transformar em realidade, o confronto posto pela pesquisa. Ou seja: O pai de Fábio tem que trabalhar para ser o candidato único da oposição, ou pelo menos o candidato apoiado por Wilma, Carlos Eduardo e Fátima Bezerra. Se a oposição estiver fracionada, os números podem mudar de forma imprevisível.

VANTAGEM
A grande vantagem revelada pela pesquisa Certus para Robinson Faria é a vitória que obteve em Mossoró, berço político da governadora Rosalba Ciarlini. Mostra que a votação obtida pela Rosa em 2010, de quase 90% do eleitorado, transformou-se em decepção e o nome que representa a oposição, recebeu o respaldo popular materializado na pesquisa Certus/JH.

CASSAÇÃO
O processo de cassação do deputado João Maia vai aproximá-lo ainda mais do presidente da Câmara, Henrique Alves. É o que confidencia uma fonte com trânsito livre entre os parlamentares. Afinal, o irmão de Agaciel vai precisar usar todo o prestígio e a força política do noivo de Laurita para salvar o mandato, sob risco na Justiça Eleitoral.

ROMPIMENTO
O deputado Agnelo Alves disse ontem, na SIM TV, que não acredita em rompimento do PMDB em 2013. Se houver, disse o pai de Carlos Eduardo, será somente no próximo ano. Agnelo fez várias referências elogiosas ao irmão Aluízio Alves e evitou comentar que posição o pai de Henrique tomaria na política potiguar, se vivo estivesse.

ORGULHO
O advogado potiguar Paulo Eduardo Teixeira, ex-presidente da OAB/RN, deu show durante sabatina que participou no Senado ontem. Paulo respondeu aos temas abordados pelos senadores de forma objetiva e consistente. Passou fácil pela Comissão de Justiça e será integrante do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo temido Joaquim Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário