Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

ACESSOS
O Governo Rosalba Ciarlini continua com sua saga de ser extremamente competente na arte da incompetência. Depois de fantasiar sobre o futuro eldorado que o RN se transformará a partir da inauguração do Aeroporto Augusto Severo, a Rosa simplesmente não fez o básico que cabia à sua gestão: Os acessos ao Aeroporto.

NACIONAL
Hoje pela manhã, o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, veiculou reportagem da realmente competente Michele Rincon, em que as estradas de barro sem operários contrastam com o andamento das obras de construção dos terminais de carga e passageiros do Aeroporto. O secretário Demétrio Torres, sempre escalado para a difícil e tradicional missão de enganar o povo com novas promessas, fez o que lhe cabia, apontando uma nova data para o início das obras. Triste.

FOLHA
E a agenda negativa protagonizada pela governadora Rosalba Ciarlini continua sempre recheada. Depois de negar possibilidade de atraso no pagamento da folha do funcionalismo por falta de dinheiro, a governadora reúne o secretariado e afirma que todos devem cortar despesas, com exceção da saúde, segurança e educação.

PALAVRA
A palavra da governadora realmente é algo subjetivo, de difícil aplicação na prática. Pois a Rosa havia dito num dia que preservaria de cortes a saúde, segurança e educação. No dia seguinte, retirou dinheiro justamente da saúde e segurança para poder quitar a folha de julho. Ou seja: A palavra da Rosa vale tanto quanto um pequeno risco no mar da Redinha.

QUEDA
A queda acentuada de popularidade da presidente Dilma Rousseff pode modificar o quadro sucessório nacional, com consequências para a sucessão no RN. Afinal, a presidente bem avaliada é disputada pelos políticos para ilustrar o palanque local. Com imagem em queda, sua presença já não é tão requisitada assim.

FOCO
A queda da presidente Dilma talvez possa ser explicada pela miopia com que o Governo viu o movimento das ruas. Enquanto o povo foi às ruas pedir melhoria nos serviços públicos e combate à corrupção, o Governo ofereceu um plebiscito.

NEGOCIAÇÃO
O comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Araújo, deu mais uma demonstração de liderança e habilidade. Mesmo com uma ordem judicial que o amparava para desocupar o prédio da Prefeitura de Natal, Araújo foi até o último instante pela via da negociação, na tentativa de evitar o confronto com os permissionários de alternativos. Porém, o Batalhão já estava pronto para ser acionado.

NEGOCIAÇÃO II
Outro comandante da PM em seu lugar, teria ordenado a entrada da PM na Prefeitura no primeiro momento que recebeu a ordem judicial. Araújo mostrou a diferença entre um comandante que pensa e tem habilidade e outro que só sabe usar a força. Sua postura foi fundamental para evitar o que parecia inevitável.

TESOUREIRO
De um secretário de Estado, ao avaliar as trapalhadas financeiras do Governo Rosalba Ciarlini, sob o comando oficial de Obery Rodrigues: “O problema desse Governo é que Obery não é e nem nunca foi secretário de Planejamento. Ele é apenas um tesoureiro de luxo de Carlos Augusto”.

DISCURSO
O senador José Agripino tem uma enorme língua afiada para analisar a queda de aprovação da presidente Dilma, mas fica mudo quanto é para avaliar a única governadora de seu partido e de seu Estado, com desaprovação na faixa dos 80%. Falar dos outros sempre é mais fácil
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário