Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RN TEM 62% DOS MUNICÍPIOS COM ALTA INCIDÊNCIA DE DENGUE, DIZ SECRETARIA


RN registrou 83713 casos de dengue em 2013

Dos 167 do Rio Grande do Norte, 104 apresentam alta incidência de dengue, de acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O número representa 62% de cidades do estado. Porém o número de casos registrados entre janeiro deste ano e o último dia 9 apontam uma redução de 33% da doença em relação ao mesmo período de 2012. Foram ao todo 8.713 confirmações, enquanto o ano passado registrou 13.013.

Ainda de acordo com a Sesap, o estado apresentou 23.123 notificações de suspeitas de dengue, o que aponta uma queda de 32,83% a 2012, quando foram registradas 34.424 notificações. Do total de municípios potiguares, 24 estão com média incidência da doença, 34 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal, com 4.074; Parnamirim, que teve 2.017; Santa Cruz, que registrou 1.567; Pau dos Ferros com 1.314; e, por fim, Caicó, com 1.314.

O Programa Estadual de Controle da Dengue reforça junto à população alguns cuidados básicos diante da doença, como: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas. A técnica, Sílvia Dinara Alves, responsável pelo programa, atenta para o perigo da doença, que pode matar. “Trata-se de uma doença séria, que pode levar à morte, embora os sintomas sejam semelhantes aos de uma virose comum”, afirma. Ela ainda destaca que caso apareçam   sintomas, como dores musculares, nas articulações e olhos, além de náuseas, vômitos, cefaleia e febre, as pessoas devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo e evitar a automedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário