Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ROSALBA ELEGE A EDUCAÇÃO COMO UMA DAS ÁREAS MAIS BENEFICIADAS DO SEU GOVERNO

tyji44i44
A governadora Rosalba Ciarlini fez um balanço positivo da Educação, nesta terça-feira (23), durante os quatro anos de sua gestão e afirmou que deixará um legado importante para Robinson Faria. A “prestação de contas” aconteceu durante a entrega de 75 mil kits escolares e o anúncio da convocação de 427 professores aprovados no último concurso público em 2011, no Centro Administrativo Estadual, em Natal. O material será entregue aos estudantes do 6º ao 9º ano, que corresponde à segunda fase do ensino fundamental, durante a matrícula para o ano letivo de 2015.
Para Rosalba, sua gestão entregará a Secretaria de Estado da Educação (Seec) muito mais organizada e estruturada, com avanços e resultados positivos, a exemplo do Plano Estadual de Educação, a reforma de mais de 300 escolas e a construção, ainda em curso, de 60 ginásios de esportes em unidades que não possuem o equipamento. Ela também citou a implantação do Sistema de Gestão Integrada da Educação (SigeEduc), da escola em tempo integral na Região Metropolitana de Natal e a reforma de mais de 300 unidades.
“É claro que não é possível resolver o que não foi feito em anos anteriores em quatro anos, mas estamos entregando centros profissionalizantes; o ensino médio em tempo integral nos municípios de Ceará-Mirim, Extremoz e Parnamirim e outros que vamos concluir em até julho próximo; professores mais valorizados, com reajuste salarial de mais de 90% no nosso governo; resgatamos a correção das letras verticais e horizontais e recebemos vários prêmios de gestão, de iniciação científica, em que alunos nossos foram, inclusive para o exterior, para apresentar os seus projetos e o Professor Nota 10. É a Educação voltando a ser valorizada”, afirmou.
Na ocasião, ela apresentou os kits que devem ser entregues aos alunos que se matricularem na rede pública estadual, compostos por cadernos, lápis, canetas, borrachas e esquadros, entre outros itens. E também anunciou a contratação de 427 professores para substituírem os que se aposentaram ao longo do ano. A secretária Betânia Ramalho estava presente e também considerou positivos os quatro anos que passou à frente da Seec.
“Pegamos uma situação muito desfavorável e acredito que a sociedade potiguar pode medir melhor do que eu, mas posso mostrar o que fizemos. Nós começamos a informatizar toda a Seec, implantamos o SigEduc, o sistema de gestão de pessoal, a previsão é que em seis meses possamos concluir a rede Giga Metrópole, que dará mais conectividade e internet de alta velocidade para todas as escolas publicas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Natal, concentrando 40% das matrículas”, afirmou.
Quatro anos foi insuficienteBetânia disse que quatro anos não são suficientes para fazer tudo o que tem que ser feito, por isso, ficará faltando algo para consolidar. Que foram feitas melhorias em 471 escolas, entre reformas, construções e atendimentos. E que o Atheneu não foi apenas uma pintura de parede, mas demorou porque foi necessário recuperar toda sua estrutura, as partes elétricas e hidráulicas que foram substituídas, monitoramento e acessibilidade.
“Temos duas grandes obras, foram construída uma central de atendimento aos alunos e um centro de convivência e hoje, estamos inaugurando o Ginásio de Esportes DED, em Candelária. Mas, também deixaremos três centros de educação profissional, estamos deixando cinco em fase adiantada. O objetivo é deixar a casa arrumada para o próximo gestor da área, para que ele não encontre dificuldades. O nosso projeto de Correção do Rumo nos obriga a deixar tudo organizado. Professor é decisivo em sala de aula e sabemos que há uma flutuação muito forte de docentes que saem de sala durante o ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário