Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE...

SUJEIRA
A Câmara Municipal de Natal parece tão suja que o maior desejo de quem se aproveita dessa situação (de sujeira) é ver a suposta contaminação de quem prega o respeito e a dignidade na Casa. O caso envolvendo o vereador Marcos Antônio, do PSOL, é um exemplo disso.

CRIME?
Nos áudios, não é possível imputar qualquer prática criminosa a ação que é feita. Uma cota que poderia ser para qualquer coisa. Porém, com o preconceito que se tem de vereadores, alimentado por tantos escândalos que a imprensa mostrou ou que ainda aguardam ser mostrados, já vemos a situação como um caso de rateio de pagamento de funcionário para o bolso do parlamentar – ou do partido.

COMEMORAÇÃO
Não estou descartando qualquer uma das hipóteses, até porque hoje publicamos uma matéria com Marcos do PSOL onde ele fala dessas irregularidades. O que estou comentando é o desejo de muitos de transformar todos em corruptos, talvez para amenizar o peso de ter ajudado a eleger um condenado – ou até mesmo ser um.

REPERCUSSÃO
A prova disso é que um caso como o de Marcos do PSOL deverá repercutir muito mais, por exemplo, que condenação em segunda instância da Operação Impacto – esta sim, um “mensalão” comprovado na Justiça, com empresas comprando parlamentares para votar no Plano Diretor de Natal.

PUNIÇÃO
E mais: já há quem fale em cassação de Marcos do PSOL, que não teria “defesa” pelo fato de ser de um partido pequeno. Isso mostra, para mim, a total acomodação com a nossa política, onde qualquer coisa para o “pequeno”, o “fraco”, é muito, enquanto para os grandes, que tem apoio político, parece não ser nada. Ou alguém ouviu falar em Comissão de Ética para os condenados da Impacto?

SAÚDE
Ex-secretário de Saúde Pública, Luis Roberto Fonseca não resolveu o problema de setor, mas quer manter várias pessoas de sua confiança em cargos chave da atual gestão. Resta saber se o governo Robinson Faria vai aceitar tal medida. Se aceitar, é revolta grande e possibilidade de boicote e desgaste inevitável.

SAÚDE II
É importante lembrar que, além de não resolver o problema da Saúde, Luis Roberto deixou uma herança que, segundo o Portal da Transparência, gira em torno dos R$ 100 milhões em restos a pagar.

VISITA
Depois de Arlindo Chinaglia, do PT, agora é a vez do candidato à Presidência da Câmara dos Deputados pelo PMDB, o deputado federal Eduardo Cunha (RJ) visitar o RN já nesta quinta-feira. Às 20h concederá uma coletiva à imprensa no Hotel Ocean Palace. Em seguida terá encontro com os deputados federais do RN que lhe apoiam.

HENRIQUE
Ainda sobre o PMDB, Henrique Eduardo Alves deverá compor o ministério “dos derrotados” da presidente Dilma Rousseff, do PT, ocupando o Ministério do Turismo. A “costura” para isso envolveria a desistência de Garibaldi Alves Filho de disputar à Presidência do Senado e apoiar a candidatura à reeleição de Renan Calheiros.

DÍVIDA ATIVA
O leitor Caio Jeferson manda a mensagem: “Com relação a matéria referente à Dívida Ativa do RN, gostaria de manifestar minha  opinião. Um dos pontos importantes do não recebimento por parte do Governo é porque não dá para parcelar a dívida! Tenho absoluta certeza que o não ao pagamento é devido a isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário