Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

Foto: Cláudio Abdon

TERROR
O que ocorreu na noite desta segunda-feira em Natal foi um protesto de bandidos soltos que receberam ordem de bandidos presos para tocar o terror e demonstrar força através do pânico que geraria na população. Dessa forma, criaria as condições para fazer exigências ao Governo.

TERRORISMO
Os fatos concretos são graves, pois estamos diante de uma célula do PCC, o Primeiro Comando da Capital, que atua fortemente em São Paulo. Porém, especificamente no caso de ontem, foram menos de meia dúzia de ônibus incendiados e motins em presídios. Quem realmente criou uma situação de pânico foi parte da população, através das redes sociais, multiplicando boatos e informações não checadas a respeito do que nunca aconteceu. Sem querer ou querendo, parte da população provocou terrorismo na cidade.

INTERNET
O fato serve para que os internautas reflitam sobre as informações que recebem e repassam sem qualquer compromisso com a veracidade. Vídeos e fotos de outros fatos foram postados e repassados como se fossem fatos verdadeiros ocorridos na noite de ontem em Natal. Tudo mentira que provocou pânico e criou o ambiente que os bandidos queriam.

ATITUDE
As primeiras medidas tomadas pelo governador Robinson Faria e pela secretária Kalina Leite, foram corretas. Mais ainda pelo fato de que tiveram a coragem de dizer que não haverá negociação com bandidos. Uma demonstração de firmeza diante de um momento grave e que requer postura firme.

AJUDA
Outro ponto que merece destaque é o fato do Estado não recusar ajuda externa, como a Força Nacional de Segurança ou até mesmo do Exército. Em alguns estados, em momentos de crise semelhante, os governadores evitam esse reforço de Brasília por puro capricho político e vaidade pessoal.

UNIDADE
A presença do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, do presidente do TJ, Cláudio Santos e do presidente da OAB, Sérgio Freire, na reunião com o Governo e na entrevista coletiva, reforçam o clima de unidade de forças institucionais em busca da solução para um problema sério.

PMDB
Não é por acaso que a oposição ao Governo Federal deixou de falar em impeachment. Se Dilma, realmente, deixar a Presidência, o posto cai no colo de Michel Temer, do PMDB. E ele, com o apoio dos correligionários líderes do Senado (Renan Calheiros) e da Câmara Federal (Eduardo Cunha), a situação complica e muito para a oposição chegar ao poder.

PMDB II
Chefiando o Executivo e o Legislativo federais, os peemedebistas poderão fazer as reformas que quiserem, sem a necessidade que o PT tem hoje de fazer concessões para viabilizar a aprovação de medidas no Congresso. E uma gestão “boa” do PMDB, maior sigla do País, garante aos peemedebistas um caminho tranquilo para reeleição em 2018.

OPOSIÇÃO
Por isso, tirar Dilma Rousseff, hoje, significa não só entregar o partido para o PMDB. Significa, também, inviabilizar o caminho para 2018. Caminho este, inclusive, que, ao se continuar neste ritmo, está “tranquilo” para os opositores.

NOMEAÇÃO
Laura Helena, filha do ex-deputado Wobber Júnior, foi nomeado para assumir cargo no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do RN – que tem hoje como presidente, Ezequiel Ferreira. Laura foi candidata a deputada estadual na última eleição, substituindo uma natural candidatura do pai, que considerado “ficha suja” e não pôde concorrer ao pleito.

NA RUA
Do leitor Daniel Augusto da Silva: “Meu caro jornalista parabéns pelo excelente comentário a respeito do percentual de brasileiros nas ruas, gostaria de relembrar que 1985, há mais de 30 anos o comício das “diretas já” colocou mais de um  milhão de pessoas nas ruas do RJ, e não foi na praia de Copacabana, e também em São Paulo já teve passeata gay que colocou mais dois milhões de pessoas nas ruas e para finalizar no carnaval de Recife o bloco Galo da Madrugada também colocou mais de um milhão de pessoas caindo no frevo”.

HOMENAGEM
A Câmara de Natal realiza sessão solene na tarde desta terça-feira para homenagear os 25 anos de existência da Comunidade Católica de Casais Vida Nova. O evento está previsto para às 18:60 no Palácio Padre Miguelinho. Justa homenagem do Legislativo a um grupo que presta serviço de apoio e amparo a parcela expressiva da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário