Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2024

QUEIJOS E MANTEIGA DO RN SÃO PREMIADOS EM EVENTO MUNDIAL EM SP

Queijos e manteigas fabricados nos municípios de Caicó, São João do Sabugi, Jucurutu, Tenente Laurentino e de Monte Alegre foram premiados em evento internacional em São Paulo. Ao todo, o RN conquistou nove medalhas no concurso Mundial do Queijo do Brasil 2024, realizado em São Paulo entre os dias 11 e 14 de abril. Os produtos do RN concorreram com os produzidos em 14 países diferentes representados no evento que é um importante palco para a valorização da cultura queijeira nacional e internacional. A premiação potiguar comprovou a excelência dos queijos produzidos no estado com o apoio do Sebrae-RN. Um júri de 300 especialistas nacionais e internacionais foi responsável por avaliar criteriosamente a aparência, o aroma, a textura e o sabor dos produtos inscritos na competição. Entre os produtos potiguares apresentados, destacaram-se e foram premiados queijos de coalho, queijos de manteiga e manteigas da terra.

A produção da Queijeira do Zaca, localizada em São João do Sabugi, foi duplamente premiada, conquistando tanto a medalha de Super Ouro pela Manteiga da Terra quanto a medalha de Ouro pelo Queijo Ancestral. Da mesma forma, a Laticínio Sertão Jucurutu, em Jucurutu, foi reconhecida com a medalha de Ouro pelo Queijo de Manteiga e pela Manteiga de Garrafa. Também se destacou a Queijeira Capril Buxada, em Monte Alegre, com a medalha de Super Ouro pela produção da manteiga derivada de leite caprino. Já a Queijeira Galego da Serra, sediada em Tenente Laurentino Cruz, recebeu a medalha de Ouro pela Manteiga do Sertão. O evento é promovido pela SerTãoBras, associação de produtores de queijos artesanais. O Mundial do Queijo é realizado a cada dois anos em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo, presente em mais de 40 países.

*Conheça os produtos do RN premiados
*Super Ouro
Manteiga da Terra do Zaca – Queijeira do Zaca – São João do Sabugi
Manteiga Ghee Delícia da Cabrita – Queijeira Capril Buxada – Monte Alegre

*Ouro
Queijo Ancestral – Queijeira do Zaca – São João do Sabugi
Queijo de Manteiga – Laticínio Sertão Jucurutu – Jucurutu
Manteiga de Garrafa – Laticínio Sertão Jucurutu – Jucurutu
Manteiga do Sertão – Laticínio Sertão Jucurutu – Tenente Laurentino Cruz

*Prata: 
Manteiga da Terra – Queijeira Dona Gertrudes – Caicó
Bronze: Queijo de Coalho – Queijeira Dona Gertrudes – Caicó
Queijo de Manteiga – Queijeira Galego da Serra – Tenente Laurentino Cruz

Sebrae-RN no apoio aos produtores
Comprometido em fortalecer a cadeia produtiva de queijos no Rio Grande do Norte, o Sebrae oferece consultorias, capacitações e outras iniciativas para impulsionar o setor. Uma dessas iniciativas é a Rota do Queijo Potiguar, que visa promover o turismo cultural e gastronômico no estado. A rota proporciona aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas histórias, processos de produção e sabores singulares dos queijos e derivados do leite locais.

Dessa forma, não apenas impulsiona a economia regional, valorizando a produção local, mas também enriquece a experiência dos turistas, proporcionando uma imersão na cultura e tradição queijeira do RN. Essa iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Na comitiva representando o estado potiguar no evento de São Paulo estiveram: o gestor do programa de leite e genética do Sebrae-RN, Acácio Brito; Lucenildo Firmino de Souza, produtor da Queijeira Galego da Serra em Tenente Laurentino Cruz; Marcelo Roque, produtor da Queijeira Dona Marta em Parelhas e presidente da Cooperativa CAPESA; e Adeilton Silva, do Canal Agro Sertão. O Sebrae-RN apoiou o envio dos produtos lácteos de 12 queijeiras para o concurso, através de uma parceria com a Agência dos Correios de Caicó.

O gestor do Projeto Leite & Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito, enfatizou o excelente desempenho dos produtores no concurso. “Os produtores de queijos potiguares representaram brilhantemente a excelência da produção no estado, demonstrando uma diversidade de sabores e uma qualidade excepcional do que é produzido no RN. Estamos muito felizes com o resultado”, celebrou. A analista técnica do Sebrae-RN, Kessianny Souza, destaca o mérito dos produtores potiguares que se destacaram entre os melhores queijos do mundial, comprovando a qualidade do queijo e demais produtos lácteos produzidos no Rio Grande do Norte. “O reconhecimento internacional também representa o coroamento de um trabalho de longa data do Sebrae com o segmento dos queijos e produtos lácteos potiguares”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário