Nesta sexta-feira (28), o céu noturno terá um alinhamento planetário previsto. No início da noite, será possível ver os outros seis planetas do sistema solar — Saturno, Vênus, Júpiter, Urano, Netuno, Mercúrio e Marte — simultaneamente. Embora o termo mais popular seja "alinhamento planetário", trata-se, na realidade, de um "desfile planetário", pois eles não necessariamente estarão enfileirados.
Isso significa que é apenas um efeito visual causado pela disposição dos planetas em relação à Terra. Este tipo de visibilidade conjunta só deve acontecer novamente em 2492, segundo a revista National Geographic.
Como ver o alinhamento
planetário?
Os planetas serão visíveis no
Brasil ao mesmo tempo no céu noturno, cerca de 1h30min após o
pôr-do-sol. Quatro dos planetas (Saturno,
Vênus, Júpiter e Marte) estarão visíveis a olho nu, mas é preciso um telescópio
para ver Urano, Netuno e Mercúrio. A observação acontece de forma
mais fácil quando feita em um céu claro, sem nuvens, em um
horizonte sem obstruções como prédios e construções e ausência de
poluição luminosa. Mesmo assim, ainda é possível ver parte dos
planetas em cidades grandes.
Vênus possui uma luz branca e é o objeto mais brilhante no céu noturno depois da lua. Marte também é facilmente percebido, e apresenta um brilho mais avermelhado, e Saturno também costumam ser visíveis mesmo em locais com muita poluição luminosa. Para fazer a diferenciação de planeta para estrela, basta observar um detalhe simples: enquanto a luz das estrelas parece "piscar" levemente, a luz refletida pelos planetas é constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário