
No detalhe, ruínas de uma casa que foi coberta pela água começa a reaparecer. O Açude do Divino Espírito Santo, localizado na comunidade Esguicho, em Ouro Branco-RN, já dá mostras de que, acaso não chova com regularidade este ano, poderá trazer mais preocupação no tocante à disponibilidade de água para consumo geral da comunidade.
Pode-se ter a dimensão do quanto a água baixou na imagem da parede do açude Com a comporta aberta, a água alimenta o lençol freático e serve diversas comunidades, por onde passa o Rio Quipauá.
O problema é que a água já não tem forças para chegar a algumas comunidades rurais, a exemplo da Timbaúba e adjacências. Barreiras criadas ao longo do rio, aliadas à evaporação, impedem que a água percorra por uma distância maior. Evaporação, aliás, que é a grande vilã que ocasiona a crescente baixa no nível de água do açude.
Sangradouro do Açude
Sinal de alerta aceso. Preocupação à vista.
Se fechar a comporta, o lençol freático deixa de ser alimentado, pode ser que haja racionamento de água, já que poços subterrâneos são responsáveis pela distribuição de água na cidade.
A evaporação é absurdamente alta.
De imediato, devemos poupar água. Devemos pensar em um plano para atravessar por dificuldades que podem estar por vir…
Fonte: Lenilson Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário