
Qual a diferença entre a aprovação da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, para a prefeita Micarla de Sousa, do PV? Para o natalense, no que diz respeito à Saúde Pública, nada. Afinal, segundo a nova pesquisa da Consult, realizada em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), a atuação da governadora tem, exatamente, o mesmo índice de desaprovada da prefeita: mais de 90%. Os números foram divulgados na manhã desta quarta-feira, na sede do Sinduscon, e mostrou que a atuação da gestora estadual é muito mais criticada do que o governo dela em si. Se, conforme demonstrou a última pesquisa da Consult, divulgada em junho, a administração Rosalba Ciarlini tinha uma desaprovação de 75%, quando o natalense é colocado para avaliar, não o governo, mas sim a atuação dela em áreas diferentes da administração pública, a desaprovação só aumenta. Na segurança pública, por exemplo, a atuação de Rosalba Ciarlini é desaprovada por 84,3% dos natalenses. Na educação, a desaprovação chegou aos 80%. “Isso pode ser consequência dos problemas que vivemos há bem pouco tempo, com a segunda greve da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)”, avaliou o diretor-presidente da Consult, Paulo de Tarso.
No que diz respeito as “ações de desenvolvimento para o Estado”, os números de avaliação dos natalenses ( 72% desaprovam a atuação da governadora nesse quesito) também mereceram comentário do diretor da Consult. “Isso mostra que talvez o Governo precise melhorar sua área de publicidade, porque a população não está acreditando nas ações”. Além disso, no último quesito avaliado pelos natalenses na pesquisa, o “combate a corrupção”, a atuação de Rosalba é novamente “posta em xeque”. Afinal, apesar de falar, nos vários pronunciamentos oficiais que fez ao longo dos 18 meses de gestão que, neste mandato, não há casos de corrupção como as operações Higia e Ouro Negro, por exemplo, a governadora é desaprovada por 79% no “combate a corrupção”.
É importante ressaltar que, apesar dos quesitos pesquisados pela Consult parecerem apenas os aspectos negativos e dificuldades que toda administração pública precisa enfrentar, quando se passa para a avaliação da atuação da presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, a situação é bem diferente. Na segurança pública, por exemplo, a ação da presidente é desaprovada por um número bem menor: 44%. Na saúde pública, a desaprovação é de 56%; na educação por 44%; nas ações de desenvolvimento do governo, por apenas 29%; e no combate a corrupção por 38,7%. “Essa pesquisa ajudou a desmistificar, um pouco, a administração Dilma Rousseff, que é bem avaliada por muitos, mas quando se toca em certos aspectos, as consideradas ‘feridas’ da população, essa aprovação cai e a desaprovação aumenta”, avaliou Paulo de Tarso.
DESCRENÇA
Além de desaprovar a atuação de Rosalba Ciarlini na saúde, educação e segurança públicas e não acreditar nas ações tomadas pelo Governo para o desenvolvimento do Estado e no combate a corrupção, o natalense também não está muito confiante nas obras voltadas para a realização da Copa do Mundo em Natal. O estádio Arena das Dunas, que para muitos é a obra da Copa mais evoluída, é um dos principais alvos de desconfiança do natalense: 41,8% não acreditam que ele vai ficar pronto até 2014. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é outro alvo do descrédito: só 54% acham que ele vai estar concluído até o ano do mundial. No que diz respeito às obras de mobilidade urbana para a Copa, a desconfiança é ainda maior. Apenas 6,1% acreditam que todas as obras ficaram prontas. “Algumas obras”, 41,5% dos natalenses acham que ela vai ficar concluída. E “nenhuma”, o surpreendente número de 44,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário