Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL HOJE…

AJUDA
Pode até não ser um apoio político, mas os encontros que a governadora Rosalba Ciarlini tem na sua agenda para hoje mostram que, alguns atores da nossa vida pública estão dispostos a ajudar a socorrer sua administração. Primeiro o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), num gesto de grandeza, deixou os desentendimentos de lado e foi até a Governadoria. Na pauta, discutir com a Rosa o que Estado e município vão pedir ao Ministério da Saúde na próxima semana.

ALIADO
Agora no final da tarde tarde, foi a vez do deputado federal João Maia aparecer no Centro Administrativo e subir a rampa da sede do Executivo estadual. O republicano foi acompanhado de lideranças do Seridó, cheias de reivindicações para fazer a Rosalba. Não é nada, não é nada, mas já é alguma coisa.

FUTURO I
Nas bases do PMDB cresce o movimento favorável a uma candidatura própria ao governo do estado em 2014. Mas, o fato dificilmente acontecerá. Primeiro porque a bola da vez do partido no RN no próximo ano será o deputado federal Henrique Alves, que deverá assumir a Presidência da Câmara a partir de fevereiro. Caso queira e aceite, a legenda entra na disputa com a candidatura de seu presidente estadual a sucessão de Rosalba. Mas, é praticamente certa que, nas condições ditas, Henrique vai preferir disputar o Senado.

FUTURO II
Explica-se. Fortalecido em Brasília como há muito tempo um potiguar não consegue, Henrique dificilmente abrirá mão da sua influência na capital federal. Além disso, a cadeira de senador que se abrirá em 2014 está, justamente, com o PMDB, no caso com Garibaldi Alves, o pai.

FUTURO III
Com Henrique na disputa pelo Senado, dificilmente o PMDB entrará no jogo com uma chapa puro-sangue. Mas, deverá tentar emplacar também o nome para vice-governador, seja na chapa governista de Rosalba ou na oposição de Robinson. Neste caso, a tendência se volta para o deputado estadual Walter Alves.

FUTURO IV
Por fora de toda esta articulação, está o PR. Forte aliado do PMDB potiguar, a legenda sabe da sua importância no jogo e vai querer negociar sua participação na chapa majoritária, caso tenha quadros para isso. Há quem garanta que o deputado federal João Maia tope abrir mão de sua reeleição para compor chapa como vice. É esperar.

ANÚNCIO
A presidente Dilma Rousseff voltou a aparecer na TV em cadeia nacional. E, como já é de praxe, sempre anunciando um projeto ou um benefício bastante popular. Dessa vez, foi a confirmação do barateamento da energia elétrica. A petista aproveitou ainda para afastar de forma enfática os riscos de apagões no país. No governo federal, pelo menos o marketing continua numa boa.

SEM CIÊNCIA
Totalmente lamentável a notícia de que o governo federal decidiu cancelar convênio firmado com a Prefeitura de Mossoró para a construção da Cidade da Ciência. O projeto, criado pelo deputado federal Betinho Rosado (DEM), não chegou nem mesmo a ser colocado no papel. Não se chegou nem ao término do projeto básico. Como diz o velho poeta, as vezes pagamos pelos erros que cometemos a cada quatro anos.

OBRA
Parece que finalmente o abandonado Hotel da BRA, na Via Costeira, vai ter seu destino definido. Segundo o Ministério Público, o projeto de adequação apresentado pela empresa NATHWF Empreendimentos será analisado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal. Caso seja aprovado, será um grande passo para o turismo e o desenvolvimento econômico potiguar.

MODERNIDADE
A Justiça Federal do RN fará mais uma etapa no projeto de informatização completa dos processos. A partir do dia 18 de fevereiro será obrigatório o ajuizamento e tramitação dos mandados de segurança no Processo Judicial Eletrônico (PJE). Todos os incidentes processuais e ações conexas também são atingidos pela obrigatoriedade.

INVESTIMENTO
O prefeito Carlos Eduardo aproveitou a viagem a Brasília e teve ontem uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Entre outros pedidos para a auxiliar da presidente Dilma Rousseff, a liberação integral dos R$ 20 milhões colocados pela bancada federal ao Orçamento Geral da União para este ano. A ministra mostrou conhecimento sobre a realidade natalense e o pedido será estudado. Sem querer ser pessimista, mas já sendo, este interino duvida que o montante seja liberado totalmente.

ARENA
Está empossada a primeira Comissão de Trabalhadores do Arena das Dunas, após a assinatura do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção. A comissão é formada por três trabalhadores eleitos pelos colaboradores da obra e tem o objetivo de garantir a representação sindical no local de trabalho. Uma das principais atribuições da comissão será ampliar o diálogo entre empresa, sindicato e colaboradores e avaliar se as diretrizes firmadas no Compromisso Nacional estão sendo cumpridas.

ARTESANATO
O sucesso alcançado pela 18ª Fiart, que se realiza no Centro de Convenções de Natal, deve-se ao apoio do governo do estado, por meio do secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, que fez todo o esforço possível para a realização do evento. A secretaria de ação social está patrocinando a participação de mais de 2 mil artesãos. Destaque para o estande da Sethas que tem sido um dos mais procurados.

SUSPEITA
A Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica decidiu anular procedimento licitatório que estava em andamento no órgão. Além disso, o secretário Matheus  de Castro Ribeiro determinou a abertura de processo de improbidade administrativa para investigar possíveis fraudes no processo. A pasta vai criar ainda uma comissão de sindicância para apurar os fatos.

EXPEDIENTE
O procurador-geral do município, Carlos Castim, determinou que seja fixado no órgão o ponto de frequência obrigatório a todos os seus servidores, efetivos e comissionados, bem como aos estagiários, ficando excluídos de tal obrigatoriedade apenas os procuradores municipais, procuradores legislativos e assessores jurídicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário