Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ROBINSON FARIA RECEBERÁ GOVERNO COM DÉFICIT DE R$ 90 MI NA SAÚDE


Secretário Luiz Roberto Fonseca expõe situação da Saúde do RN a Robinson Faria equipe de transição/Por Allan Darlyson
 

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, apresentou, na tarde desta quarta-feira (26), um relatório com 1200 páginas mostrando situação da área no Rio Grande do Norte ao governador eleito Robinson Faria (PSD) e sua equipe de transição, em reunião realizada na Escola de Governo. De acordo com o estudo feito pela Sesap, o novo governo receberá a gestão com um déficit de R$ 90 milhões na Saúde. Em entrevista à imprensa, o atual secretário enfatizou que a principal deficiência da Saúde se deve ao subfinanciamento da área pelo Governo Federal. “Enquanto estados e municípios cumprem sua obrigação legal de destinação de verba para a Saúde, a União destina menos de 50% do que deveria destinar para a área”, afirmou.

Para ele, uma das medidas que o novo governo deve tomar é pressionar a bancada federal para a aprovação do Projeto de Lei que obriga o governo federal a destinar 10% da sua receita bruta para a Saúde.  Segundo o secretário, o relatório apresentado a Robinson traz um detalhamento completo da situação da Sesap. “Foi feita uma radiografia da secretaria, para a elaboração de um relatório situacional, que está sendo entregue à equipe de transição, ao governador eleito, à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, da União e Ministério Público. É um dever, no nosso entender, subsidiar a futura gestão com números, gráficos e informações da situação da secretaria. Como ela era, como está e qual a perspectiva que tem a chegar na realidade do Plano Plurianual, pros próximos quatro anos”, explicou. Luiz Roberto frisou que o estudo não só aponta os problemas como aponta o detalhamento deles. “Demonstramos os avanços, onde houve estagnação e onde houve  melhorias. Também fizemos um diagnóstico, mostrando os motivos dos resultados.

Quando identificamos o problema, fazemos um detalhamento dele. Se o problema é financeiro, detalhamos isso. Se é recursos humanos, detalhamos o quadro. Se é folha, pessoal, quantidade de hospitais, etc. Isso tudo está apontado, mostrando as dificuldades, barreiras, as facilidades. Então, esse relatório poderá ser utilizado por qualquer secretário que venha a me suceder”, enfatizou. Fonseca avaliou positivamente a administração da Sesap durante o governo Rosalba. “A gestão Rosalba fez um trabalho muito importante, que foi de tomar medidas impopulares, duras, mas fundamentais paraa  gestão. Aceitamos o desafio de fazer isso. Acredito que entregamos uma gestão muito mais enxuta, com dívidas menores do que recebemos e administráveis e com o caminho espinhoso já percorrido. Então, acredito que entregamos uma Saúde Pública melhor, para que quem for nos suceder tenha condições de dar uma Saúde de qualidade à população”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário