Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DEL NERO ELOGIA UNIÃO NORDESTINA EM NATAL NO SORTEIO DA COPA DO NORDESTE 2016

Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, destacou a união do povo nordestino como a chave do sucesso do torneio regional no Brasil
Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, destacou a união do povo nordestino como a chave do sucesso do torneio regional no Brasil/Magnus Nascimento

Foi dada a largada para a edição de 2016 da Copa do Nordeste. Os grupos da competição foram sorteados ontem, num evento realizado no hotel Serhs, na Via Costeira, em Natal e que contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, que evitou a imprensa. Além deles, marcaram presença os representantes das nove federações dos estados envolvidos na disputa e os presidentes dos vinte clubes participantes. A próxima edição terá 12 datas e tem o início previsto para o dia 14 de fevereiro, a final está marcada para o dia 1º de Maio. Segundo Eduardo Rocha, que responde pela superintendência da Liga do Nordeste, a cota para competição será acrescida de mais R$ 420 mil. Porém, o presidente da Liga, Alexi Portela, acredita que no final das negociações o bolo de patrocinadores poderá aumentar ainda mais. “Eu acredito que poderemos ter um incremento de 15% a 20% na nossa cota de patrocínio. Mesmo levando em consideração a crise que o país atravessa e que está fazendo as empresas investirem menos. Mas a Copa do Nordeste tem retorno garantido para o patrocinador é uma competição de sucesso e que só faz crescer”, ressaltou Portela.O dirigente baiano ressaltou que o clima de união entre clubes e federações é o que faz a diferença na competição nordestina, que chegou para servir de exemplo as demais regiões do Brasil. Falando sobre a criação da Liga Sul-Minas-Rio, Portela disse que se não houver esse congraçamento, ela não irá para frente.

“Se não tiver união, ocorrer esse clima de disputa e ciúme, nenhuma competição vai para frente. Acho que esse é o grande problema dessa nova liga que está surgindo. Inclusive aqui no Nordeste, se começar a ocorrer essas coisas, a competição acaba. Foi isso que levou para o buraco aquela tentativa anterior de se criar o regional, que começou até muito bem, mas foi interrompido”, acrescentou. No raro momento que falou no evento, o presidente da CBF Marco Polo Del Nero, também rasgou elogios a disputa nordestina. Segundo ele, a copa deixou de ser uma atração regional e virou exemplo de organização para o resto do país. “Essa unidade que existe entre o povo e o futebol nordestino realmente é determinante para o sucesso dessa competição. São nove estados com as federações repeitando os critérios técnicos e designando os clubes que vão participar da competição. Isso tem feito muito bem a disputa”, ressaltou o presidente da CBF. Del Nero ressaltou ainda que num momento em que o futebol nacional luta para aumentar o número de público nos estádios, a competição nordestina, apenas nas duas partidas da final, conseguiu colocar cem mil pessoas nos estádios, enobrecendo ainda mais a realização desse regional. “A CBF tem muito orgulho em participar da organização desse evento, que voltou ainda com mais força”.

O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, chamado ao palco, fez questão de lembrar a determinação do então presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, que travou uma briga imensa na Justiça com a CBF para proporcionar o retorno da competição, que após longos anos  voltou a ser um sucesso nacional. “O campeonato cresceu e como presidente de federação, devo confessar que o maior prêmio oferecido nos campeonatos estaduais são as distribuições das vagas na Copa do Nordeste. Hoje, para muito clubes, ela têm sido mais rentável que a disputa da Copa do Brasil”, afirmou o dirigente potiguar. Em termos de premiação, a competição vai continuar bancando as despesas apenas dos campeões maranhense e piauiense. Sampaio Corrêa e River terão parte dos custeios pagos pela Liga. Já Imperatriz e Flamengo-PI terão de bancar suas participações pelo menos até o final da primeira fase. Só a partir de 2017 é que esses dois estados terão os custos totalmente absorvidos pela Liga do Nordeste.

Portela confirma Eduardo Rocha
O presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, confirmou que será candidato a reeleição para o cargo e disse que manterá o ex-presidente do América, Eduardo Rocha, na chpa. Ele disse que pretendia encaixar o dirigente potiguar em outro cargom mas Eduardo Rocha disse que prefere desempenhar a função que vem ocupando de diretor superintendente. A chapa ainda não está fechada e deve contar ainda com o representante do Ceará, Evandro Leitão, no cargo de vice-presidente. O otimismo pela continuação do trabalho é grande.

Max leva prêmio como artilheiro
O atacante americano, Max, recebeu ontem o prêmio por ter se destacado como o artilheiro da edição de 2015 do Copa Nordeste. Ele foi o único jogador presente ao evento, que contou também com a presença do treinador Roberto Fernandes. O atacante potiguar marcou seis gols na competição. O craque da temporada foi Ricardinho, que junto de Magno Alves conseguiu levar o Ceará a conquista de seu primeiro título da competição. Ano que vem a festa para o soretio do grupo e premiação dos atletas será em Alagoas, segundo Alexi Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário