Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CRIADA EM 1771, IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE CAICÓ COMPLETA HOJE SEUS 240 ANOS DE FUNDAÇÃO

NEGROS DO ROSÁRIO NOVO

A irmandade dos Negros do Rosário de Caicó está em festa. Neste dia 27 de dezembro de 2013, a irmandade caicoense completa seus 240 anos de fundação, tendo sida criada em 1771. Na região, as primeiras irmandades surgiram nas comunidades de Samanaú, Rio do Peixe, Riacho de Fora e Sabugi, e posteriormente foram criados grupos polarizados em Jardim do Seridó, Parelhas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, além de irmandades que existem no vizinho estado da Paraíba.

Os festejos da Irmandade do Rosário mantém-se vivos na tradição e cultura dos Negros do Rosário de Caicó, cuja Corte é constituída por um Rei Perpétuo e uma Rainha Perpétua, sendo os seus sucessores o filho e a filha mais velhos. Ainda segundo a tradição e estatuto da entidade, são escolhidos, na comunidade, um rei e uma rainha, além de um juiz e uma juíza, o escrivão e a escrivã, que participam dos festejos repassando seus respectivos títulos para os próximos representantes durante o ritual de coroação que acontece no encerramento da festa em frente à igreja.

Na comunidade Samanaú, o Rei Perpétuo é Rael Mariano dos Santos, 42 anos, que assumiu com a morte do pai, Pedro Mariano dos Santos, aos 85 anos, no dia 1º de agosto de 2010. Pedro era casado com Davane Costa dos Santos e a irmã dele, Maria Trindade, é a rainha perpétua. Em Caicó, a sede da irmandade fica em uma casa no bairro João XXIII, onde foi inaugurada a Galeria dos Reinados, em 2011, ganhando o nome de Pedro Mariano dos Santos. O diretor espiritual da irmandade é o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário