A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) do Governo do Estado anuncia para o próximo final de semana, de 21 a 23, a 40ª Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó. O evento será aberto HOJE, sexta-feira, às 19 horas, e conta com o apoio da Associação Seridoense de Criadores, Prefeitura Municipal de Caicó, Anorc (Associação Norte-rio-grandense de Criadores) e Ancoc (Associação de Caprinos e Ovinos do RN).
Todos os órgãos vinculados à SAPE irão participar da Exposição. A Emater-RN, por exemplo, irá realizar oficinas e amostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta, como acontece todo os anos. Já a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), também já confirmou sua participação no grandioso Leilão Seridó Terra do Leite, que acontece no sábado (22) a partir das 18 horas.
A EMPARN e criadores convidados disponibilizarão 50 lotes de animais de alta genética, entre tourinhos e matrizes das raças Gir, Guzerá, Pardo Suíça, Sindi, mestiços, além de muares. Criadores convidados. Os participantes que arrematarem poderão pagar em até 20 parcelas sem juros. Além do julgamento de animais e da feira de máquinas e implementos agrícolas, um dos pontos altos da Exposição será sua programação cultural, que promete animar as noites juninas de todos que comparecerem.
Durante o evento, o Governo do Estado também irá comemorar importantes conquistas recentes para o setor agropecuário potiguar: a reclassificação do Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com vacinação; o investimento de R$ 4 milhões em subsídios para aquisição de ração animal; o aumento de 28% no preço do leite fornecido ao Programa Leite Potiguar, concedido semanas atrás pela governadora Rosalba Ciarlini; A dispensa do licenciamento ambiental para os pecuaristas que produzirem sua própria forragem, livrando os criadores da burocracia e de elevados custos
e o anúncio da suspensão das ações de execução das propriedades rurais, perdão de juros e multas, além de renegociação das dívidas dos produtores.
Para o secretário estadual da agricultura, Junior Teixeira, a 40ª Exposição Agropecuária do Seridó também será uma grande oportunidade para o IDIARN e a Emater-RN intensificarem a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o próximo dia 30. “O objetivo maior é atingir a meta de 90% do índice vacinal e conscientizar os criadores sobre a importância de declarar a vacina até o dia 15 de julho num dos postos do IDIARN ou da Emater. No ato da declaração, também faremos o recadastramento do rebanho, já que hoje não podemos precisar quantos animais sobreviveram à seca. Somente com este diagnóstico poderemos traçar políticas públicas eficientes de apoio à atividade agropecuária”, declarou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário