Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TRT-RN: CNJ NOMEIA JUÍZES INTEGRANTES DA REDE NACIONAL DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA

Juiz Zéu Palmeira Sobrinho atuará como juiz de enlace

Portaria do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cesar Peluso designou o juiz titular da 10ª Vara do Trabalho de Natal, Zéu Palmeira Sobrinho, para representar a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte na Rede Nacional de Cooperação Judiciária. Zéu Palmeira atuará como juiz de enlace, juntamente com o juiz federal Marco Bruno de Macedo (Justiça Federal) e o juiz de direito Patrício Lobo (TJRN). Eles serão responsáveis pela realização de ações integradas entre os tribunais, varas e juízes com o objetivo de promover a cooperação entre todos os segmentos do Poder Judiciário.

A criação de Núcleos de Cooperação Judiciária e a designação do juiz de cooperação é um projeto que integra a Meta 4/2011, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça. "Essa é uma experiência pioneira no Brasil, que tem como referência o chamado juiz de ligação, já existente na Comunidade Europeia", explica o juiz Zéu Palmeira. Para ele, "essa iniciativa do CNJ muito relevante, visto que temos cinco segmentos do Judiciário no país (Comum Estadual, Comum Federal, Federal Trabalhista, Militar e Eleitoral), além de 93 tribunais que estão espalhados nessa dimensão continental em que vivemos e ainda atuam isoladamente".

Assim, detalha Zéu Palmeira, "o juiz de enlace poderá promover a mediação entre juízes de diferentes partes do Brasil para viabilizar o cumprimento eficaz de uma carta precatória que demanda uma urgência". O juiz de enlace "será o contato entre o juiz trabalhista e o juiz da falência para agilizar os procedimentos de habilitação de crédito ou de liberação de pagamentos aos credores trabalhistas", exemplifica o representante da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte na Rede Nacional de Cooperação Judiciária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário