Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MINEIRO: “GESTÃO ESTADUAL ESTÁ MUITO DISTANTE DAQUILO QUE ROSALBA PROMETEU”

O que se fala no palanque é, muitas vezes, distante do que faz no Palácio. O ditado pode ser antigo e tradicional, mas tem sido vivido agora pelo povo do Rio Grande do Norte. Pelo menos, é o que avalia o deputado estadual Fernando Mineiro. O parlamentar petista fez um levantamento sobre as promessas que a governadora Rosalba Ciarlini fez na época de campanha em 2010 e constatou que boa parte não virou realidade, “devido ao estilo de administração que o Governo utiliza, de não implementar políticas públicas”, conforme afirmou Mineiro. Segundo o parlamentar, a intenção de disponibilizar as promessas de campanha de Rosalba, cerca de 500 dias depois do início da gestão, foi para “que possamos avaliar o que está efetivamente sendo feito”. Mineiro entende que “é lógico que não podemos cobrar tudo, afinal, a gestão tem cerca de um ano e meio” mas, infelizmente, já é possível ver que “a gestão atual está muito distante daquilo que Rosalba prometeu durante a campanha”.

Mineiro lembrou no levantamento feito, chamado por ele de “Para não esquecer o mar de rosas”, que “Rosalba dizia ‘saúde pública será prioridade no meu Governo’, mas depois de um ano e meio de gestão o que o potiguar sente é exatamente o inverso, um completo descaso na área, com crianças morrendo por falta de UTIs pediátricas, greves de servidores e médicos e uma precarização generalizada do serviço, além da iniciativa de privatizar a gestão no setor”, afirmou. O  material foi produzido pelo mandato do parlamentar e apontou várias promessas feitas durante a campanha e logo quando assumiu a administração. “Na área da saúde especificamente, Rosalba prometeu a construção de um novo hospital em Natal na Zona Oeste da cidade, de uma maternidade ligada à UERN, em Mossoró, a ampliação do atendimento de saúde nos municípios do interior do Estado, a construção de UPAs nas principais cidades do RN, sanear 80% de todo Estado e a implantação de dois programas: saúde em movimento e município nota 10. Dezoito meses depois, nem sinal”, apontou Mineiro.

Em programa de campanha exibido no dia 18 de agosto, dedicado exclusivamente à saúde, a candidata Rosalba se comprometeu a aumentar o número de equipes médicas e equipamentos em hospitais em todas as regiões do Rio Grande do Norte. No programa, ela critica a superlotação do Walfredo Gurgel e cita que o problema disso é pela falta de atendimento no interior. Outra promessa é da construção do Hospital Escola materno-infantil de Mossoró, ligado à UERN. 18 meses depois, nem sinal do equipamento público.  A única coisa que houve foi a terceirização de uma maternidade para a Associação Marca, do Rio de Janeiro. O contrato, com valor de mais de R$ 15 milhões e seis meses de duração, por sinal, está sendo investigado pelo Ministério Público por conta de irregularidades. “Estado justifica o caos afirmando que não há dinheiro, mas o governo já pagou R$ 5,5  milhões para a organização social Marca, que foi contratada sem licitação para gerir o Hospital da Mulher de Mossoró. Não falta dinheiro, falta prioridade”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário