A renovação na Câmara Municipal de Natal deverá ser superior a 50 por cento em razão do aumento do aumento de vagas que passará de 21 para 29 e das vagas dos vereadores Dickson Nasser (PSB) e Heráclito Noé (PR), que não disputarão a reeleição. É o que acreditam vereadores de Natal que foram ouvidos pela reportagem d ´O JORNAL de HOJE sobre a decisão da Mesa Diretora anterior que decidiu, cumprindo a Constituição Federal e baseada no crescimento da população, aumentar o número de vereadores na capital. Atualmente, 11 partidos formam a representação popular na Câmara Municipal de Natal. São eles: PRB, PC do B, PR, DEM, PSB, PT, PDT, PMDB, PV, PHS e PP.
O vereador Raniere Barbosa, do PRB, esclarece que o aumento do número de vagas acontece em função do aumento do número de habitantes, segundo recomenda a Constituição Federal, e no seu entendimento, salutar dentro do processo de aprimoramento e consolidação da democracia brasileira. “O PRB está motivado para ampliar sua representatividade para 2 vereadores e para isso estabeleceu uma forte nominata de 25 candidatos da coligação denominada União por Natal, formada por PC do B, PPS, PSD, PPL e PT do B, que no total trabalha para eleger 4 parlamentares”, estima o líder oposicionista, anunciando que está aproveitando o recesso parlamentar para visitar os bairros de Natal e conversar com a população para tomar conhecimento das suas carências e demandas visando a formulação de novas propostas para os trabalhos legislativos do segundo semestre.
Na volta aos trabalhos legislativos no dia 1º de agosto, o vereador do PRB disse que pretende encaminhar requerimento ao plenário da Câmara Municipal solicitando anulação da licitação da Urbana, que segundo ele, a atual proposta pela companhia não está de acordo com o orçamento destinado para 2013. “O município está sendo irresponsável quando lança uma licitação no valor de 165 milhões de reais sem ter orçamento financeiro para honrar esse compromisso”, ressalta o vereador oposicionista.
AUMENTO DA REPRESENTATIVIDADE
Raniere Barbosa destaca a importância do aumento do número de vereadores em Natal como forma de melhorar a representatividade no legislativo municipal oferecendo à população uma pluralidade partidária e consequentemente maior participação da sociedade natalense na vida político/administrativa da cidade. “Acredito que a renovação para os que têm mandato será de 20 por cento e de 30 por cento para os novatos, perfazendo um total de 50 por cento de renovação a partir do próximo ano”, prevê o vereador do PRB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário