Definitivamente, a vinda de um curso de Medicina para Caicó com 40 vagas deflagrou uma guerra entre duas cidades.A imprensa e a classe política de Santa Cruz não se conformam com a escolha de Caicó como sede. A coisa tomou uma dimensão tão grande que o prefeito, Périclies, de Santa Cruz, publicou nota contra a instalação do curso na capital do Seridó.
CONFIRA NOTA
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz repudia, veementemente, todas as investidas de alguns políticos detentores de mandatos no Rio Grande do Norte que estão trabalhando para a instalação do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Caicó. Com todo respeito aos munícipes caicoenses, o entendimento do Executivo santacruzense é que está na nossa cidade as melhores condições para ser instalado o referido curso.
Na capital do Trairi já temos instalados diversos cursos da área de Saúde, o que muito agrega a implantação dos estudos de Medicina na cidade. Lamento, profundamente, que deputados federais, aliados de parlamentar que nasceu na terra de Santa Cruz, estejam politizando e trabalhando contra o que aponta ser mais lógico e sensato. A instalação do curso de Medicina não pode se transformar em uma guerra de duas cidades potiguares, essa é uma escolha técnica e, exatamente por isso, é que sobressai o entendimento acolhendo Santa Cruz como a cidade mais propícia para receber essa instalação. Aqui já temos um hospital universitário, que é a Maternidade Ana Bezerra, temos uma unidade de saúde regional.
Está em Santa Cruz um segmento de estágio de estudantes da área de Saúde, o chamado Crutac. Por tudo isso, não há que se falar em outro município que não seja a terra de Santa Rita de Cássia para abrigar o novo curso de Medicina. O que alguns parlamentares estão tentando fazer é politizar uma questão e trazerem uma grande pecha de prejuízo para o povo do Trairi. Esse tipo de manobra não admitiremos. A Prefeitura Municipal de Santa Cruz e toda sua população lutarão até o fim. Acredito na sensibilidade do Governo Federal que usará critérios técnicos para a definição da cidade que abrigará o curso de Medicina. A Prefeitura Municipal de Santa Cruz está colaborando e disposta a ajudar e firmar novas parcerias para garantir, efetivamente, a chegada desse novo curso universitário na nossa cidade. O município, com a chegada de mais esse segmento do ensino de terceiro grau, viverá um novo e auspicioso momento. O Executivo dessa cidade tem desempenhado todos os esforços para garantir mais esse investimento.
José Péricles Farias da Rocha - Prefeito do Município de Santa Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário