Juízes participam, desde ontem, do curso "O Sistema de Formação da Magistratura Laboral", em mais uma iniciativa da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte. Ministrado pelo juiz Giovanni Olsson, do TRT de Santa Catarina e instrutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), o curso tem como objetivo central o de estudar os aspectos principais do sistema de formação da magistratura do trabalho na perspectiva do alinhamento com as práticas formativas regionais e os métodos usados pelas escolas judiciais e, para isso, conta a participação ativa dos alunos-juízes.
O instrutor explicou que o curso, que se encerra hoje a tarde, se justifica pela necessidade de estimular a discussão sobre a importância da formação continuada no exercício da Magistratura do Trabalho, como elemento de qualificação da prestação jurisdicional.Ele informou, ainda, que o curso não é voltado somente para questões técnicas, e que na verdade tenta sensibilizar os magistrados para a importância deles se prepararem melhor para os desafios da profissão da magistratura no século 21, que vive a plena era da informação e da globalização com fortes mudanças na cultura, na política na economia e no direito. "Os magistrados precisam estar em condições de compreender melhor a sociedade atual e seus conflitos que chegam diariamente ao judiciário", esclareceu Giovanni. Nesse contexto, o juiz disse que é fundamental o papel das escolas judiciais, que atuam para quebrar paradigmas.
Ele explicou que o conhecimento técnico o magistrado já tem, e o que ele precisa agora é aprender a se relacionar mais adequadamente com essa nova sociedade para atender a suas demandas com soluções melhores e mais justas, além de céleres. "A sociedade moderna espera muito mais de um magistrado". Giovanni citou como exemplo a necessidade e importância do magistrado aprender a se relacionar com a imprensa, que cobra cada vez mais transparência nas ações da magistratura, segmento importante em qualquer país. De forma mais específica, o conteúdo programático do curso abordou os seguintes temas: Fundamentos e elementos da formação profissional; Os saberes transdisciplinares e os eixos de competências e As competências aplicadas nos processos formativos. Foram dadas aulas expositivas e feitas atividades em grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário