Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

DÚVIDA
A grande expectativa em Natal é a possibilidade de haver segundo turno na sucessão da prefeita Micarla de Sousa. O que já foi uma certeza, a vitória de Carlos Eduardo já no domingo, passou a ser tratado como ainda possível, mas improvável, diante da perda de votos e do crescimento dos adversários.

SEGREDO
Os marqueteiros que insistiram em poupar o líder nas pesquisas, Carlos Eduardo, o fizeram de caso pensado. Pois, do ponto de vista estratégico e com efeito prático, não há segredo que um candidato que recebe críticas verdadeiras, cai na preferência do eleitorado. O caso mais recente e comentado é o do candidato Celso Russomano, em São Paulo, que perdeu cerca de 10% das intenções de votos a partir do momento que Serra e Haddad começaram a bater nele.

VERDADE
Desde o início da campanha que a coluna lembra que história mostra a força de um fato negativo numa campanha política. É imperioso que o fato seja verdadeiro. Usar informação falsa ou distorcida, transforma o alvo em vítima, colhendo um resultado contrário. Porém, se o fato é verdadeiro e bem trabalhado, o efeito é imediato.

CONVENIÊNCIA
Quem renunciou ao direito de revelar a verdadeira face de seus adversários e buscou amparo frágil ao dizer que isso é baixaria, o fez sabendo exatamente o que iria produzir. Mais adiante, a história e os fatos vão mostrar que houve acordos convenientes aos interesses de alguns, em detrimento da verdade. Os interesses pessoais se sobrepuseram aos coletivos.

CUIDADO
De acordo com os últimos números das pesquisas, há clara possibilidade de segundo turno. Mas é bom lembrar que a dupla Carlos Eduardo e Wilma de Faria tem experiência em virada eleitoral nos três últimos dias de campanha. Em 2004, foi constatado empate técnico com tendência de vitória para Luiz Almir contra Carlos Eduardo. O exército do PSB foi às ruas entre sexta e domingo e reverteu a leve vantagem do seresteiro e conquistou a reeleição para Carlos Eduardo.

GRANDE NATAL
A eleição nas principais cidades da Grande Natal parece caminhar para definição mas nítida. Em Parnamirim, Maurício Marques deve ser reeleito; em São Gonçalo, o acordão permitiu a reeleição tranqüila de Jaime Calado; em Extremoz, o prefeito Klauss Rêgo deve ser reeleito por conta da divisão oposicionista; em Ceará-Mirim, apesar do crescimento do prefeito Antonio Peixoto, Edinólia Melo deve ser eleita. Esse é um prognóstico da coluna, baseado na realidade local. Domingo saberemos qual foi o placar em cada município.

ONTEM
A ‘professorinha’ Amanda Gurgel, que deverá ser a campeã de votos para vereador, está sendo vista como a Fátima Bezerra de ontem. A irmã de Tetê nasceu e se fortaleceu nas lutas em defesa dos professores. Delicada e de aparência frágil, Amada tem conseguido superar divergências partidárias e ideológicas e conquistou a simpatia da categoria e de boa parte da população.

DISPUTA
O desgaste da prefeita Micarla de Sousa não contaminou os candidatos a vereador do PV. Devem ser eleitos Luiz Almir, Aquino Neto e Edivan Martins. Há ainda a possibilidade da quarta vaga. Se houver, deve ser ocupada por Janderrê Melo, esposa do vereador Adenúbio Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário