Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleições 2.012 POR ROBERTO GUEDES…

destaque-menor-eleicoes-reta-final-setembro

Menos vice
O mais recente motivo de chacota produzido no âmbito da coligação que respalda a candidatura do advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves à prefeitura de Natal pelo PDT não tem o cabeça de chapa como protagonista. A ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional do PSB e candidata a vice-prefeito, irritou-se ao constatar que a propaganda dos dois só a menciona como "a vice", omitindo suas qualificações. Com horror a esta expressão desde pelo menos 1.989, quando, prefeita de Natal, cometeu a estultice de desalojar o então vice-prefeito Ney Lopes de Souza do gabinete constitucionalmente a ele garantido, ela passou a exigir que a propaganda a apresente como tudo, menos "vice".

Escondê-la
A propósito da propaganda da coligação pedetista no rádio e na televisão, profissionais da área mobilizados pela candidatura do advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves, presidente regional do PDT, salientam que a nova queixa dirigida contra eles pela candidata a vice-prefeito, ex-governadora Wilma de Faria, presidente do PSB no Rio Grande do Norte, é mais fácil de atender. Chato, para eles, foi, ainda na semana passada, equilibrar-se sobre uma corda finíssima. Na ocasião, Wilma se chateou não por ser qualificada apenas como "vice", e sim por estar sendo, a seu ver, escondida pela campanha. Ligados historicamente a ela mas contratados para lidar mais diretamente com Carlos Eduardo, os marqueteiros quiseram explicar a Wilma que não partia deles a restrição. Ao mesmo tempo, porém, almejavam evitar a confissão de que o veto partia do líder da coligação.

Presidenciável
Animado com o impacto positivo que sua campanha experimentou nos últimos dias com a divulgação, na televisão, de mensagem em que o senador Aécio Neves o indica como candidato à prefeitura de Natal, o deputado federal Rogério Marinho, presidente do diretório potiguar do partido de ambos, o PSDB, quer que o político mineiro, pré-candidato à presidência da república, venha liderar um comício na capital potiguar.

Desespero
Uma coincidência que mistura jornalismo e interesses eleitorais levou nesta quinta-feira o deputado estadual Gilson Moura, candidato a prefeito de Parnamirim pelo PV, a atribuir ao desespero de seus adversários o esforço que o matutino impresso "Tribuna do Norte" estaria fazendo com o objetivo de pregar à sua imagem notícias relativas a investigações judiciais em curso em Natal. Na visão do parlamentar, seu colega Agnelo Alves (PDT), até que se prove o contrário o maior eleitor individual em Parnamirim, é quem orienta o periódico, arrostando-o a extremos em favor da candidatura do prefeito Maurício Marques à reeleição pelo pedetismo. O parlamentar acha que Agnelo passou a mostrar esta agressividade depois de constatar, em pesquisas eleitorais contratadas para consumo interno da coligação situacionista, que Maurício desceu da liderança para o segundo lugar na corrida pela sua sucessão.

Ministros
Pelo menos três ministros de Estado acompanharão o vice-presidente da república, jurista e ex-deputado Michel Temer, presidente licenciado do diretório nacional do PMDB, na movimentação de rua de que este participará neste sábado, 15, amanhã, em Natal, reforçando a candidatura do deputado estadual HGermano Morais à prefeitura local. São os titulares das pastas de Minas e Energia, senador Edson Lobão (MA), de Assuntos Estratégicos, ex-governador Moreira Franco, do Rio de Janeiro, e do Turismo, deputado Gastão Vieira. O presidente interino do diretório nacional, senador Valdir Raupp, também participará do evento.

Nas extremidades
Neste sábado, 15, amanhã, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) levará sua candidatura a prefeito de Natal a extremos geográficos. Às 9 horas, liderará um bandeiraço na "Cidade Verde", território do vizinho município de Parnamirim onde a densidade habitacional de eleitores natalenses é majoritária, e à tarde comandará carreata em bairros da zona norte.

Sanidade
A sucessão de destemperos protagonizada na atual corrida pela prefeitura de Natal pelo advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves, presidente regional e candidato do PDT à sucessão da prefeita Micarla de Souza, levou nesta quinta-feira alguns políticos locais a levantar uma hipótese que já teria sido posta em prática em pelo menos um município potiguar. Seria a de a justiça passar a exigir atestados de sanidade mental, assim como faz em relação à condição de alfabetizado, a quem deseja disputar mandato eletivo. Segundo dizem, a certificação foi cobrada nos anos oitenta ao seridoense Sebastião Gurgel, o "Bastinho", então candidato a prefeito de seu município, Janduís. Bastinho, a propósito, cedeu sua candidatura em plena campanha ao psiquiatra Salomão Gurgel, desde então o maior líder político em Janduís.

Evitando-a
Está ficando cada vez mais difícil para o ministro da Previdência, senador Garibaldi Alves Filho, e para o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente regional do partido de ambos, o PMDB, demonstrar que não estão evitando que a governadora Rosalba Ciarlini se apresente a seu lado em comícios no interior do Estado, à exceção de Mossoró, berço e reduto dela e onde aparecer em público tem custado vaias à chefe do executivo potiguar.

Mulher
A presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista, a paulista Miguelina Vecchio, é esperada nesta sexta-feira, 14, hoje, em Natal, para logo mais a partir das 15h30m se destacar em movimentação de rua a favor da candidatura do presidente regional do PDT, advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves, a prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário