Ricardo Motta sugere mobilização da sociedade para enfrentar graves problemas no interior
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte decidiu lançar um movimento em defesa de medidas estruturantes para amenizar os efeitos da seca no interior do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN). Ele pretende reunir os demais parlamentares estaduais e entidades ligadas à atividade rural, como a Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), para criar um fórum permanente de discussão e acompanhamento de providências nessa área. A iniciativa da Assembleia do RN foi anunciada duas semanas depois de a TRIBUNA DO NORTE publicar uma reportagem que mostrou iniciativa semelhante do Legislativo da Paraíba.
No caso da Assembleia paraibana o movimento foi denominado SOS Seca. Trata-se de uma mobilização suprapartidária e regional para chamar a atenção dos governos federal e estadual para ações emergenciais e duradoras que resultem em melhorias das condições na convivência com a estiagem. No Rio Grande do Norte, o deputado Ricardo Motta participou, na terça-feira à noite, de reunião da Anorc na qual o professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldieno Molion, apresentou perspectivas de mais um ano de chuvas irregulares e abaixo do normal no Rio Grande do Norte. Participaram ainda da reunião agropecuaristas de todo o Estado, o superintendente do Ministério da Agricultura no RN, Orlando Procópio, e os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e José Adécio (DEM).
O objetivo do movimento, coordenado pela Assembleia Legislativa, é mobilizar o meio político e a sociedade potiguar para os graves problemas que vêm sendo enfrentados no interior do Rio Grande do Norte ocasionado pela falta de chuva. "Estivemos reunidos, na semana passada, com o presidente Júnior Teixeira, com o vice Marco Aurélio, com o diretor Eduardo Melo e também com o economista Roosevelt Garcia exatamente para saber como a Assembleia poderia colaborar no intuito de dar força à voz do agricultor, do criador, sobretudo o pequeno e o médio. Os senhores podem contar efetivamente com o apoio integral da nossa Casa. Nós vamos buscar soluções juntos. A Assembleia é caixa de ressonância da sociedade", afirmou o deputado Ricardo Motta. O deputado Fernando Mineiro destacou a importância do movimento em chamar a atenção da sociedade que, de acordo com o parlamentar, está indiferente aos problemas enfrentados por causa da seca porque não está sendo diretamente afetada. O deputado afirmou que são 492 mil pessoas vivendo na área rural em todo o Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário