Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 9 de fevereiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

CLAREZA
As palavras da vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) foram de uma transparência rara para o histórico da ex-governadora. Antes conhecida pela forma, digamos, despreocupada com que tratava as definições políticas, a pessebista foi bastante enfática ao elogiar o vice-governador Robinson Faria (PSD) como pré-candidato a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

OPINIÃO
Não é de hoje que Wilma deseja um mandato no legislativo. A ex-gestora vem repetindo essa disposição desde 2010, quando deixou o Centro Administrativo. A chance estará na sua porta, de novo, no próximo ano. Daí este interino pouco acreditar nas chances de uma nova candidatura wilmista ao governo. Isso para não falar no risco de uma derrota.

FUTURO
Confirmando-se sua preferência por Robinson, Wilma precisará optar pela disputa ao Senado ou para deputada federal. Um líder oposicionista já garantiu a este que vos escreve que a vice-prefeita disputará um mandato na Câmara Federal. Isso, até ela se dar conta de que tem todas as chances de vitória numa disputa para o Senado, mesmo se o adversário for o deputado Henrique Alves, o poderoso presidente da Câmara.

UNIÃO
Por falar em Robinson, o vice esteve ao lado do prefeito Carlos Eduardo Alves na abertura da festa carnavalesca natalense. O objetivo é muito claro. O presidente estadual do PSD tenta receber um pouco da aprovação do chefe do executivo municipal, diante da sua recente eleição e, ainda, lua de mel que vive com a população. O problema vai ser quando a cobrança superar as deficiências na coleta de lixo e a multiplicação de buracos nas ruas.

ALELUIA
Pelo visto, parece que agora as obras do Pró-Transporte vão sair do papel. Um projeto que só não é mais longo no RN do que a construção do novo Aeroporto de São Gonçalo. Mas, como se costuma dizer nesses casos, a esperança é a última morre.

LOTAÇÃO
Depois das reclamações do final de ano, a rede hoteleira de Natal está registrando quase 100% de ocupação no período carnavalesco. Isso porque a capital potiguar praticamente não possui nenhuma folia. A beleza proporcionada pela natureza é uma dádiva fornecida a estas terras tão maltratadas.

ACERTO I
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), marcou um golaço. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai liderar movimento em favor do homem do campo e da adoção de medidas que visem minimizar os efeitos da seca. Será criado um fórum permanente de discussão, proposição de soluções e acompanhamento de providências. Em boa hora.

ACERTO II
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante quer instituir uma bolsa de estudo para filhos de policiais mortos em serviço, no intuito de garantir que esses jovens concluam o aprendizado. É o mínimo que já devia estar sendo feito num país que parece viver em guerra civil permanente.

DENÚNCIAS
Em menos de uma semana, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, a Central de Atendimento à Mulher registrou 58 denúncias sobre tráfico de mulheres. O número é igual ao total registrado durante todo o ano de 2012. As denúncias, na maioria, partiram do Brasil e foram recebidas pelo Ligue 180, serviço voltado para receber denúncias de violência contra as mulheres. É o efeito global da novela Salve Jorge, que apesar da baixa audiência, atinge em cheio seu objetivo social.

EXEMPLO I
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pode se transformar em exemplo para os demais órgãos públicos do estado. O desembargador Aderson Silvino,que assumiu recentemente o cargo de presidente da Corte de Justiça potiguar defende o ponto digital. Com a proposta, os servidores terão que cumprir os dois horários para comissionados e um corrido para efetivos.

EXEMPLO II
Em tempo, a implantação do ponto eletrônico é uma das insatisfações da classe médica com o governo do estado. A gestão Rosalba Ciarlini, corretamente, não abre mão do ponto. Já passou da hora de se saber quem realmente dá expediente.

RESPOSTA I
A Secretaria de Serviços Urbano volta a entrar em contato com este interino a respeito de denúncias sobre a contratação da empresa Viancosta Engenharia. Segue a nota: “O contrato com a Viaencosta Engenharia é um documento público, e está a disposição de quem desejar esclarecimento.  Retificando a informação o contrato tem um valor R$ 2,7 milhões, foi devidamente publicado no Diário Oficial do Município, para atender os serviços de iluminação pública, tanto para manutenção, como em novas obras. Não existe qualquer ato de fraude ou superfaturamento. Quem acusa deve provar.”

RESPOSTA II
Continua a nota. “Sobre a crítica envolvendo os nomes dos servidores e funcionários da SEMSUR, o secretário Raniere Barbosa, ressalta que confia na equipe de trabalho e no comprometimento de todos em recuperar a capacidade de atendimento as demandas da população, e não perderá tempo com pessoas que propagam inverdades, ou recorrem a ilações, com o único intuito de difamar a imagem do gestor da pasta.”

PINTURA
A Semsur finaliza. “Por fim, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos não está apenas sendo pintada e sim reformada, pois foi encontrada com a pintura descascada, sem placa de identificação, instalações hidráulicas e elétricas quebradas, com infiltrações, cupim e mofo espalhado por todo o prédio.  Sobre a pintura, assim como já ressaltou o nobre jornalista, obedece a uma lei municipal, a qual determina que as cores do brasão e da bandeira de Natal sejam os únicos parâmetros a ser seguido pela administração pública. Vedando justamente a pluralidade de cores partidárias, que sempre eram mudadas a cada nova gestão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário