Depois de uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que o Congresso vai esperar a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a regra de tramitação dos vetos presidenciais para somente depois votar o Orçamento da União de 2013. Henrique disse que os presidentes das duas Casas farão um apelo para que o Supremo tome essa decisão o mais rápido possível. Ele admitiu que a votação do Orçamento deve ficar para a próxima semana.
Ele e Renan decidiram conversar com o ministro Luiz Fux, que tomou uma decisão liminar sobre a questão dos vetos, para que ele leve o assunto ao Pleno do Supremo o mais rápido possível, provavelmente nesta quarta-feira. Para Renan, a decisão do Supremo deve ocorrer num prazo "razoável".
- Vale a pena esperar três, quatro dias para se ter segurança jurídica sobre o assunto. O Pleno do Supremo precisa definir esta questão dos vetos. Mas vamos esperar até certo ponto. O prazo do bom senso (para a chegada de um acordo e para a votação do Orçamento) é a próxima semana - disse Henrique. Segundo ele, a ideia é pedir ao ministro Fux que leve a questão aos colegas o mais rápido possível. Mais cauteloso, Renan disse que a sessão do Congresso marcada para esta terça-feira estava mantida, mas acrescentou que dificilmente ela teria resultado prático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário