Depois das declarações de José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), contra a gestão da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), chegado a sugeri a sua extinção, o titular da pasta, Joacy Bastos deu sua versão. De acordo com ele, o presidente da instituição de futebol tem uma mente doentia.
Secretário da SEEL, Joacy Bastos critica atitude de José Vanildo (Foto: Wellington Rocha)
“O silêncio é a maior homenagem que eu posso fazer a esta mente doentia”, exclama Joacyr sobre as declarações de José Vanildo. O secretário garante que “não é surpresa ouvir declarações equivocadas de um cidadão que considera gestor do esporte”. Sobre as declarações do presidente da FNF sobre o corpo de funcionários da SEEL, o chefe de gabinete, Rommel Rodrigues, cita que sete são cargos comissionados, quatro foram cedidos pela Secretaria de Administração (Searh) e outros órgãos. A secretária, agora organizada, é motivo de orgulho para Joacy. A cerca das criticas de José Vanildo sobre o baixo orçamento e a destinação dos recursos, o gestor afirma que o dinheiro é só repassado através de projetos expostos e aprovados. O orçamento de 2013 é de R$ 4,3 milhões. “Não podemos gastar só com o futebol”, afirma.
O secretário relembra uma emenda criada pelo então deputado estadual Poti Júnior a favor da FNF, porém a federação não apresentou nenhum projeto e a emenda foi remanejada. Joacy fala que através da Lei Pelé, o governo do Estado repassou uma verba considerável para os clubes participantes de campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nos anos de 2011 e 2012. Como retorno, o governo criou ações de mídias, como as campanhas de combate à dengue e o RN Vida. Para 2013, Joacy Bastos apresenta, até o momento, mais de 50 projetos no âmbito de esporte escolar, social, radicais e de aventura, paradesporto, rendimento, raízes culturais e atividades especiais, envolvendo homens, mulheres, crianças e idosos.
“O nosso calendário é o mais arrojado do Brasil”, afirmar Joacy que ainda aguarda as federações e organizadores de eventos mandarem as datas dos seus eventos para que a secretaria possa apoiar. “Quando não tenho recursos, à Casa Civil, vou atrás da governadora”, fala o secretário. O foco agora para o gestor da SEEL é a Copa Escolar Garoto Bom de Bola, que vai reunir 1.800 crianças de 12 à 14 anos, de 100 municípios. O secretário Joacyr Bastos também denuncia a falta de José Vanildo nas reuniões do Conselho Estadual do Esporte, que depois de três faltas, perde-se o cargo. “Zé Vanildo nunca compareceu às reuniões e ele vai perder o cargo”, garante. “Não posso aceitar essas atitudes e se me ofender, irá responder judicialmente”, encerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário