Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 19 de abril de 2013

COM 226 VOTOS, OSCAR HUGO VENCE ELEIÇÃO PARALELA PARA PROCURADOR DE JUSTIÇA

Com 226 votos o promotor Oscar Hugo Ramos foi o vencedor da votação paralela para procurador geral de Justiça -PGJ realizada pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp) de terça até hoje pela internet. O promotor Rinaldo Reis obteve um total de 21 votos. Houve nove votos em branco e nove votos em nulos. Segundo o presidente o sindicato Aldo Clemente Filho, cerca de 60% dos servidores do MP participaram da votação “ Foi muito positiva para os nosso objetivos da dar representatividade à categoria”, comemorou. A  eleição não tem validade para escolha do novo procurador.

Apesar de inédita no RN, o pleito não foi a primeira eleição paralela realizada para escolha de um Procurador-Geral de Justiça no País. A participação dos servidores na escolha das chefias das Instituições teve início após deliberação no 1º Congresso Nacional da FENASEMPE em janeiro de 2009, e nos últimos anos foi colocada em prática de maneira simbólica, em diversos estados, entre os quais Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia.

Para Aldo Clemente a garantia da participação dos servidores nas eleições para PGJ é uma vitória histórica do Ministério Público, podendo tornar-se referência para outras Instituições, nesta trilha pela democratização e transparência na gestão do serviço público. “O universo de servidores efetivos no Rio Grande do Norte hoje é quase o dobro do número de membros, e o objetivo do Sindicato é que a Instituição seja democrática e considere a participação de todos na escolha de seu chefe, mesmo que de forma proporcional como acontece nas Universidades Federais”, destacou o sindicalista. O Sindsemp entregará nas mãos da Governadora Rosalba Ciarlini o resultado com nome do candidato mais votado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário