Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 20 de maio de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

MANDATO
O deputado federal João Maia corre o risco de perder o mandato. Durante a Operação Assepsia, o Ministério Público cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um assessor do presidente do PR. Entre a documentação, havia uma espécie de livro-caixa de uma contabilidade não oficial da campanha.

CASSAÇÃO
Diante do que foi encontrado, o Ministério Público Eleitoral entrou com ação na Justiça, pedindo a cassação do mandato do deputado João Maia, por fraude na prestação de contas da campanha de 2010. Segundo Sherloquinho, o marido de Fernanda tinha duas contabilidades completamente diferentes. Uma, oficial, que foi entregue à Justiça Eleitoral; a outra, oficiosa, que não seria divulgada jamais.

AÇÃO
Alguns atores do teatro eleitoral de 2014 já começam a encenar os primeiros atos diante da platéia, o eleitorado potiguar. Rosalba, que deve ser candidata a reeleição, volta a freqüentar locais de grande movimento, com redução na possibilidade de levar vaias; Robinson Faria foi ao interior aproveitar o desgaste do Governo e Wilma não perde uma oportunidade de participar de eventos públicos para massagear o ego.

CENÁRIO
O quadro em 2014 ainda está longe de ser definido, pois tudo vai depender da situação da governadora Rosalba Ciarlini. Caso a Rosa consiga minimizar o desgaste e recuperar a imagem, deverá ser candidata a reeleição. O apoio do PMDB vai depender também do caminho a ser escolhido pelo deputado Henrique Alves e pelo senador e ministro Garibaldi Filho.

OPOSIÇÃO
O grupo oposicionista, que hoje está dividido entre a certeza de Robinson Faria de ser candidato ao Governo e a dúvida de Wilma de Faria de disputar novamente o Executivo. Como Wilma não deverá ser candidata majoritária, Carlos Eduardo não vai deixar a Prefeitura e Fátima é forte candidata ao Senado, naturalmente o quadro vai se desenhar com o respaldo da oposição ao nome de Robinson. Porém, isso só vai ocorrer se o pai de Fábio se viabilizar de baixo pra cima; ou seja: Se exibir números razoáveis de intenção de voto do eleitorado.

DÚVIDA
A grande dúvida no cenário de 2014 é o PMDB. Embora haja movimento interno de lançamento da candidatura própria, os nomes apontados pelas lideranças interioranas não aceitam o desafio da disputa. Henrique, Garibaldi e Waltinho não pretendem mudar de planos para 2014. Sem candidatura própria, o PMDB tem dois caminhos a seguir: Manter o apoio a Rosalba ou reforçar o palanque da oposição.

DÚVIDA II
O PMDB já falou, através de lideranças de dimensões variadas, que não quer permanecer no Governo Rosalba Ciarlini. Porém, o presidente do partido, Henrique Alves, tem interesse na permanência ao lado da Rosa, pois conseguiu administrar o Programa do Leite, com orçamento de quase R$ 200 milhões e tem influência direta na execução de obras também milionárias na secretaria de Recursos Hídricos. O afastamento político também significaria o rompimento administrativo. Coisa que Henrique quer protela ao máximo.

QUADRO
Caso o PMDB permaneça com Rosalba, evitaria a candidatura própria e o quadro poderia ser reduzido em matéria de opções. A oposição sairá com um candidato, seja Robinson Faria ou Wilma; e o Governo sai com Rosalba lutando pela reeleição.

BOLSA
O boato sobre o Bolsa Família, que tomou conta do Nordeste e provocou pânico em parte da população, serve para confirmar que o programa oficial de entrega de dinheiro aos pobres, não pode ser mexido sob qualquer hipótese. É uma bomba-relógio que pode explodir em forma de erupção da periferia para o centro. Com conseqüências absolutamente imprevisíveis em todos os aspectos. Ou seja: O Governo é refém do Bolsa Família.

BURACOS
Moradores das Rocas estão indignados com a CAERN. A empresa abriu uma vala para consertar um problema e ‘esqueceu’ de voltar para concluir o serviço. O resultado é que há uma grande vala e um enorme buraco na Rua General Glicério, entre Ribeira e Rocas. O problema já completou dois meses de inoperância da CAERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário