Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 27 de maio de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

CANDIDATOS
A sucessão estadual ainda vai provocar muita confusão na cabeça do eleitor até o quadro ficar mais nítido. O deputado federal Henrique Alves, que já quis romper com o Governo Rosalba Ciarlini e agora é seu grande aliado, disse que os nomes do ministro Garibaldi Filho e da ex-governadora Wilma de Faria deveriam ser incluídos nas próximas pesquisas de intenção de voto.

NOVIDADE
O fato de Henrique pedir essa inclusão, não deixa de ser uma novidade no cenário político potiguar. Afinal, ele é fiador do Governo Rosalba, que deseja ser candidata a reeleição. Portanto, qual o interesse de Henrique em verificar a situação de confronto da Rosa com Garibaldi, se ambos são aliados?  E esse interesse em ver qual a situação de Wilma, de quem é adversário, nasceu só depois da visita da mãe de Márcia?

SITUAÇÃO
Para todos os efeitos de análise do quadro sucessório, o vice-governador Robinson Faria é posto como sendo o mais fraco entre os possíveis candidatos, especialmente Garibaldi e Wilma. Diante dessa constatação, que Robinson é mais fraco que o pai de Waltinho e a mãe de Lauro, mas mesmo assim ganharia disparado para Rosalba no confronto direto, qual o real interesse de Henrique em posicionar a governadora em confronto direto com Wilma e Garibaldi?

CAPOTE
Embora política não seja uma ciência exata, justamente por suas imprevisíveis mudanças, uma simulação simples de uma regra de três, revelaria um desastre ainda maior para Rosalba. Vejamos: Se Robinson é fraco e ganhou disparado para Rosalba, significa dizer que Garibaldi e Wilma dariam um capote ainda maior na governadora.

INTERESSE
Nesse caso, qual o interesse de Henrique em dar publicidade a uma situação ainda pior para a governadora Rosalba Ciarlini? Se a Rosa perder feio para Garibaldi ou Wilma, fica ainda mais enfraquecida. Portanto, seria uma tática de amedrontar a mulher de Carlos Augusto, com o objetivo de fazer do PMDB o que disse Mineiro, “o balão de oxigênio” do Governo? Com isso, o PMDB teria mais força e mais condição de cobrar espaços mais generosos?

RACIONAL
Henrique Alves não é o que pode se considerar um ‘inexperiente’ na política. Aliás, nunca foi. Tudo que faz e diz tem que fazer algum sentido; tem que haver algum interesse. Até seu silêncio eventual tem endereço certo para cumprir determinado objetivo. Quando ele pede para incluir os nomes de Garibaldi Filho e Wilma de Faria em pesquisa para governador, certamente ele sabe o que está fazendo. Quem vai ser beneficiado ou prejudicado com a tática do PMDBista, o tempo revelará.

CONHECIMENTO
Questionada a respeito da pesquisa Certus/JH, em que é reprovada por quase 80% da população e perde disparado para o vice Robinson Faria, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que ainda não tinha tomado conhecimento da pesquisa, quase uma semana depois da divulgação, Sherloquinho quer saber se a comunicação do Governo é tão incompetente a ponto de não informá-la de fato tão importante para sua gestão e para a reeleição; ou é a própria Rosa que faz questão de não saber das coisas, o que justificaria o fracasso de seu Governo.

CREDIBILIDADE
O ex-senador e ex-governador Geraldo Melo, disse hoje, na 94 FM, que a governadora Rosalba Ciarlini precisa recuperar a credibilidade. O marido de Dona Edinólia também acrescentou que obras, por maiores que sejam, não serão suficiente para reverter o quadro negativo do Governo. O segredo está na prestação de serviço. O Tamborete cita como exemplo a crise na segurança pública e afirma que a Rosa seria aplaudida e amada se resolvesse o problema da violência no RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário