A Neoenergia S/A, única interessada, arrematou o Lote G do Leilão de Transmissão nº 01/2013, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta sexta-feira (10/05), com o valor de R$ 18,7 milhões, representando deságio de 6,29% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela Agência no valor de R$ 20,05 milhões. A RAP é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações. O Lote G é composto pela linha de transmissão 500 KV Campina Grande III – Ceará Mirim II, com 193 km de extensão, nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. A previsão de entrada em operação comercial é de 28 meses e há uma estimativa de criação de 771 empregos diretos.
Ainda nesse primeiro semestre a ANEEL planeja realizar um segundo leilão de transmissão. Nesse segundo leilão está previsto a construção (lote F) de uma linha de transmissão e uma subestação. Será a LT 230 kV Lagoa Nova II – Currais Novos II, CD, 28 km e a SE Currais Novos II 230/69 kV, 2 x 100 MVA. Está planejado, também, uma nova LT de 500 kV entre Ceará Mirim e João Câmara, que deverá entrar em operação até o final de 2015. Essa nova LT, porém, ainda não tem data definida para o leilão.
No momento a CHESF está construindo (embora esteja com obras em atraso), uma linha de transmissão de 230 kV entre João Câmara e Extremoz e duas subestações, uma em cada uma destas cidades. Esses investimentos reforçam o sistema de transmissão de energia elétrica do Rio Grande do Norte. A nova linha de transmissão que será construída pela Neoenergia, por exemplo, será o primeiro circuito de 500 kV a cortar o estado e será fundamental para escoar a produção de energia dos parques eólicos locais. Aliás, o conjunto desses investimentos aqui apresentados buscam justamente reforçar o sistema de transmissão das regiões produtoras de energia eólica no RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário