Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 20 de junho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

MOMENTO
O prefeito Carlos Eduardo e a governadora Rosalba Ciarlini acertaram ao unir forças e encontrar uma solução para o aumento das passagens de ônibus em Natal. O medo das ruas uniu os adversários. Ontem mesmo, o filho de Agnelo disse a este JH que não faria nada para baixar a tarifa. Foi obrigado a mudar. E tem que ser assim.

FORÇA
As manifestações gigantescas em São Paulo e no Rio, revelaram que a maioria da população é contrária à aprovação da PEC 37, que quer tirar poder de investigação do Ministério Público. O recado das ruas pode alertar aos congressistas que o caminho não é excluir o MP, mas fortalecer quem combate a corrupção.

VOTAÇÃO
A PEC 37, que estava prevista para entrar em pauta de imediato, foi adiada. A proposta não apresenta absolutamente nada de novo em defesa da sociedade; nem da Polícia, que quer exclusividade. Na verdade, a Polícia judiciária deveria lutar pela aprovação de uma PEC que respalde suas investigações e garanta a independência dos delegados. A PEC 37 só atende aos políticos corruptos e uma banda podre da área policial.

QUEDA
A presidente Dilma Rousseff, que governou até agora com o IBOPE na faixa dos 60% de aprovação, começa a sentir o amargo sabor da queda de popularidade. Por enquanto, sua reeleição não corre riscos, até pela desorganização da oposição. Porém, o futuro é imprevisível.

VOZ
Os protestos populares, integrados por diferentes classes sociais e sem contar com respaldo direto de partidos políticos ou líderes, revelou o quanto a sociedade tem força quando se mobiliza. Os políticos, que só querem conversa com o ‘povo’ em época de eleição, ficaram assustados com o potencial que as manifestações revelaram.

PARADOXO
A questão que parece ter acordado o país é que a população pede o básico, como atendimento mínimo de saúde, educação, segurança e transporte, mas os políticos preferem gastar uma fortuna com estádios de futebol no tal padrão Fifa. A incompetência gerencial de prefeitos e governadores e a falta de prioridade da presidente, formam o bolo da insatisfação popular que exige e consegue mudanças na base da pressão.

APOIO
Os partidos políticos, de forma oficial e alguns políticos, de maneira pessoal, tentam capitalizar os movimentos das ruas para sair do isolamento. Mas é ridícula essa tentativa de ser ‘parte’ de um movimento cuja origem é justamente a insatisfação com a atuação da classe política.

DÚVIDA
O deputado Walter Alves, líder do PMDB e filho do ministro Garibaldi, afirmou ontem, na 96 FM, que há dúvidas quanto ao apoio político eleitoral do partido ao projeto de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Aliás, Waltinho fez questão de reforçar que a insatisfação do PMDB com Rosalba permanece. Segundo ele, não há manifestação contra porque os parlamentares atendem a um pedido de Henrique. Se o noivo de Laurita soltar o freio, o desmantelo é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário