Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 11 de junho de 2013

CRUZETA: PROGRAMA SEMIÁRIDO POTIGUAR INICIA SEGUNDA ETAPA DO PROJETO PILOTO DE RECUPEÇÃO DO RIO COBRA

Pensando nas atividades que serão desenvolvidas na segunda etapa do Projeto Piloto de Recuperação da Microbacia Hidrográfica do Rio Cobra, uma equipe técnica do Programa Semiárido Potiguar (PSP), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(SEMARH) e um especialista do Banco Mundial, visitaram recentemente um projeto de Recuperação de Áreas Degradadas(RAD), no município de Cruzeta. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho de RAD realizado por uma empresa de mineração do município e estabelecer uma parceria para capacitar os proprietários rurais beneficiados pelo Projeto Piloto da Microbacia do Rio Cobra.

A SUSA Mineração de Ferro, empresa visitada, desenvolve trabalhos de RAD que vão desde a recuperação das características naturais do solo até a construção de barramentos, renques, dispersão de sementes, construção de abrigos para animais, poleiros de aves e plantio de mudas. Além disso, a SEMARH irá desenvolver treinamento sobre tecnologias sócio-hidroambientais e, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), realizará oficinas de educação ambiental. As ações conjuntas da Secretaria, do IDEMA e da SUSA serão realizadas nos próximos meses. Um dos encaminhamentos do encontro foi a elaboração de um Termo de Cooperação que será assinado entra a SEMARH e a SUSA, onde a empresa oferecerá mudas de espécie nativas da caatinga, para recuperação das matas ciliares, e cursos de RAD aos agricultores beneficiados com o projeto piloto.

A primeira etapa do projeto de recuperação da Microbacia do Rio Cobra foi concluída com a construção de 42 poços Amazonas e 42 Barragens Subterrâneas. A conclusão dessa etapa beneficiou aproximadamente 168 agricultores que têm suas atividades agropecuárias desenvolvidas na calha do rio e seus afluentes, nas comunidades Cachoeira, Joazeiro, Santo Antônio da Cobra, Boa Vista no município de Parelhas e Lajedo em Carnaúba dos Dantas.
Financiado pelo Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte/Semarh, o Projeto pretende dar sustentabilidade e garantir renda para os agricultores da região. O Rio Cobra tem 40 quilômetros de extensão, tem sua foz em Carnaúba dos Dantas, percorre a cidade de Parelhas chegando até Jardim do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário