Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 11 de julho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

VAIA
A sonora vaia tomada pela presidente Dilma na reunião com os prefeitos, foi fruto da permanente enganação que o Governo Federal impõe aos gestores municipais. Afinal, a bandeira principal e que teria conseqüência prática e talvez definitiva é o aumento do percentual do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios. Sem isso, a vaia foi o caminho.

DIVISÃO
Os municípios, em que pese a má gestão da grande maioria, são responsáveis pelo que ocorre na vida das pessoas. Ninguém mora na União, mora na cidade e recebe os serviços bons ou ruins, justamente nas cidades. Portanto, quando a União concentra a maior parte dos recursos da Nação, sufoca Estados e Municípios e os deixa à mercê da conveniência do governante da hora. Sem uma divisão mais justa dos recursos, a situação não muda. O resto é enganação.

CONDENAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral condenou o vereador Sandro Pimentel por falhas na prestação de contas. É o mesmo Tribunal que absolveu o deputado João Maia de ter cometido Caixa 2 na campanha. A diferença é que Sandro prova a origem dos recursos e todos sabem que ele pode ter cometido falha contábil, mas fez a campanha com honestidade. João Maia tentou fraudar a prestação de contas, o Ministério Público flagrou, pediu sua condenação, mas o TRE o inocentou. Depois esse povo não sabe porque o gigante acordou.

PROTESTO
Os protestos iniciais, que assustaram os políticos, pois não contavam com lideranças, partidos ou sindicatos, não foram copiados em intensidade nas mobilizações seguintes. A diferença é que o ‘povo’ de diferentes faixas etárias e classes sociais, não se vê representado por partidos, sindicatos ou lideranças políticas, principalmente quando estas ocupam ou ocuparam o poder e apóiam o Governo e concordam com tudo que há.

DÍVIDAS
A governadora Rosalba Ciarlini afirma que conseguiu pagar R$ 500 milhões em dívidas herdadas da gestão anterior; mas esquece de dizer que vai deixar o maior rombo da história recente do RN em dívidas oficializadas para os gestores futuros e para as futuras gerações, que já vão nascer pagando as dívidas contraídas pela Rosa.

AÇÃO
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Natal atendeu aos apelos dos moradores de Morro Branco e Nova Descoberta e ontem mesmo começou a tapar os buracos reclamados. Feito o registro da agilidade.

DESCASO
A mesma agilidade não ocorre com a CAERN. Veja o caso da Rua General Glicério (Ribeira/Rocas). Segundo moradores daquela rua, mesmo com a intensa publicação de notas nas principais colunas dos jornais da cidade, denunciando o descaso e pedindo providências para solução dos inúmeros problemas criados pela própria Companhia, nada absolutamente é feito. Não bastasse a grande quantidade de valas e buracos oriundos do péssimo serviço feito pela própria CAERN, ainda há o desperdício de água tratada, proveniente dos canos quebrados, escorrendo pelo leito da rua, alagando os jardins das residências e ainda, justamente por isso, faltando nas torneiras das casas. Até quando vai perdurar a inoperância da empresa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário