Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 4 de julho de 2013

“O HOSPITAL DO SERIDÓ VOLTARÁ A SER DO POVO”, DIZ ROBERTO GERMANO

audienciasaude_caico009

Durante audiência realizada pelo Ministério Público para discutir os problemas relacionados a saúde de Caicó, o prefeito Roberto Germano (PMDB) esclareceu alguns questionamentos feitos pelos promotores e representantes dos mais variados segmentos, presentes na audiência.

UTI Neonatal
“Estamos comprando os melhores equipamentos, e nossa dificuldade é saber quem vai operar esses equipamentos. Serão cinco leitos de UTI e sete de UCI. Nossa preocupação e externamos isso quando o secretario de Saúde esteve aqui. Faltam profissionais, mas o importante é buscarmos”.

Estrutura das Unidades de Saúde (PSF)
“Seis unidades serão totalmente construídas e 11 reformadas e ampliadas. 10% desses recursos já estão depositados desde janeiro de 2012, e que passaram o ano todo parado. Quando assumimos tivemos que fazer projetos, já que não existia nada. Conseguimos aprovar o projeto de quatro delas e nestes 30 dias estaremos realizando a licitação. As outras reformas, estamos correndo para elaborar os projetos. A maior dificuldade são os terrenos, que não tem uma escritura publica, as vezes o cidadão doou há vinte aos município e não passou a escritura”

UPA
“O projeto já foi aprovado, mas ainda encontra-se na Suvisa aguardando parecer”.

CAPS 3
“Visitei o CAPS antes de assumir a prefeitura e quando convidei Galvão Freire para assumir a Secretaria de Saúde disse que seria nossa prioridade. Estamos fazendo um comodato sem custo nenhum com a Escola Rotary, vamos reformar o prédio, e acho que em 60 dias temos condições de implantar o Caps 3”

CAPS AD
“Estamos comprando os equipamentos e a nossa intenção era abrir antes da festa de Santana. Já achamos o local ideal, uma casa ampla, e em pouco tempo estaremos implantando”

Vigilância Sanitária
“Tivemos um encontro com a vigilância estadual, já existe a lei e queremos trazer para o âmbito do município essa fiscalização”

Ausência de Medicamentos
“O Governo do Estado, não de hoje, desde 2010 existe um debito com Caicó de mais de 800 mil reais com a farmácia básica. O município ingressou com uma ação contra o governo, e o secretario quando esteve em Caicó falou que é pensamento do governo pagar isso. Com relação aos antibióticos tem uma exigência de um bioquímico em cada posto de distribuição. Não temos condições de manter um bioquímico em cada unidade, e por isso a secretaria tomou essa decisão de distribuir remédio na secretaria”.

Procedimentos atrasados
“Quanto Galvão Freire assumiu a secretaria existiam 47 mil procedimentos atrasados, muitos deles faziam tanto tempo, que o pessoal do setor de marcação disse que tinham condições de serem eliminados”.

Ainda durante a audiência desta quarta-feira (03) o prefeito Roberto Germano comentou a decisão do juiz André Melo, de determinar que o Município de Caicó assuma em até 30 dias a Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, e mantenha funcionando o Hospital do Seridó. Roberto disse que recebe com naturalidade a decisão e que não restará outra alternativa a não ser cumpri-la.

Nós vamos ter que assumir com muita responsabilidade e quero assumir um compromisso que o Hospital não será de nenhum partido político. Queremos convocar a sociedade, o Conselho municipal de saúde, Ministério Público, vereadores, população para que o hospital seja do povo de Caicó e do Seridó, não hospital do prefeito, do secretario, do vereador. Se for pra fazer da mesma forma que é feito, não vai mudar nada. Se fizermos diferente ele funciona. Não adianta internar uma criança e não ter um exame pra fazer”, disse.

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário