Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

ROMPIMENTO
Definido o rompimento do PMDB com o Governo Rosalba Ciarlini. O maior partido do Estado se afasta da atual gestão e acentua ainda mais a crise administrativa que está instalada, com sérias conseqüências políticas. Não foi por falta de aviso. Afinal, os principais líderes da legenda externaram insatisfação em vários momentos desde o início da gestão. Não foram respeitados.

TRATAMENTO
O ministro Garibaldi Filho pôs em risco uma relação político-familiar com o deputado Henrique Alves, somente para poder votar em Rosalba para governadora. Após o pleito, o PMDB nunca foi tratado com o devido respeito e Garibaldi jamais recebeu a consideração que merecia como líder e maior eleitor do RN.

PODER
O fato é que o poder entorpece e desfoca a realidade, muda valores e desvirtua fatos, criando uma atmosfera fictícia, alimentada por bajuladores que não permitem visualizar com nitidez os problemas em volta, associado a uma inevitável sensação de autossuficiência, produzida pelo ambiente de poder. Essa situação evita que o governante consiga mensurar a dimensão de cada fato. Pelo contrário, costumam subestimar como forma de banquete para o ego já obeso e relaxado.

OXIGÊNIO
Em nenhum momento o casal governador chegou a analisar friamente o desastre que poderá ocorrer com o já desastrado Governo, a partir do rompimento do PMDB. Administrativamente, o que já era ruim, ficará pior; politicamente, a governabilidade corre sério risco, pois o PMDB vai materializar a insatisfação de seus quatro deputados, em função do péssimo tratamento dispensado.

UNIÃO
Outra conseqüência imediata do rompimento do PMDB com o Governo Rosalba Ciarlini é o afastamento do PR, presidido pelo deputado federal João Maia. O parlamentar do PR é dependente do deputado Henrique Alves, a quem deve favores impagáveis no aspecto material. Além disso, há uma questão de sobrevivência política, pois João Maia não se reelege numa coligação com o DEM, somente com o PMDB, sendo puxado pela grande quantidade de votos que Henrique terá.

SILÊNCIO
Estranhíssimo o silêncio permanente do senador José Agripino a respeito da única governadora de seu partido no Brasil, eleita com seu aval e como símbolo de eficiência administrativa. Conveniente como os demais políticos, falante quando se trata de criticar o Governo do PT, o pai de Felipe simplesmente nada fala sobre o fracasso da Rosa. O que é que tá havendo?

CANDIDATURA
Alguns aliados da governadora Rosalba Ciarlini acreditam que o único caminho para uma tentativa de salvação do partido no RN seria a candidatura de José Agripino a governador. Reconhecido como bom gestor, bem avaliado em suas duas passagens pelo Governo, com nome limpo e nenhum risco a correr, o pai de Felipe poderia ganhar competitividade para 2014.

ALUGUEL
Mesmo diante da crise, Sherloquinho não perde o bom humor e afirma que a governadora Rosalba Ciarlini arranjou uma maneira de se livrar do acampamento de servidores em frente à residência oficial: “Rosalba vai alugar uma casa em Felipe Camarão, com muro alto, grades e cerca elétrica. Ninguém vai imaginar nunca que a governadora está morando ali. Não tem perigo de ter protesto”. Seria vizinha do vereador Adão Eridan.

LONGE
Moradores de Macau estão impacientes com a inércia do Ministério Público na cidade salineira. Um deles desabafou com a coluna: “O promotor de Macau parece ser cego, surdo e mudo; nada vê, nada ouve e nada fala”. O que é que tá havendo?

PROVIDÊNCIA
O prefeito Carlos Eduardo poderá tomar uma providência que o afastará de qualquer efeito negativo em relação à suspeita licitação da Urbana: O filho de Agnelo pode determinar o cancelamento do edital e sua conseqüente mudança. Sem isso, pode completar o primeiro ano de Governo com um órgão de sua gestão sob forte suspeita de irregularidades, já detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

PROVIDÊNCIA II
Outra providência ainda mais imediata que o prefeito Carlos Eduardo pode tomar é cancelar a entrevista ou pelo menos mudar o local onde será feita publicamente a contestação da Urbana contra o TCE. Inicialmente prevista para ocorrer na sede da Prefeitura de Natal, a coletiva atrai todo o fato negativo para bem perto do gabinete do prefeito, de maneira que será inevitável imaginar que Carlos Eduardo respalda as críticas que serão feitas ao trabalho técnico do TCE.

DESTRUIÇÃO
O Presépio de Natal, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, que fica na Avenida Prudente de Morais, na subida de Candelária, está abandonado e servindo de ponto de consumo de drogas e hospedaria, segundo denúncia de moradores próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário