DESEMPENHO
O secretário Obery Rodrigues usou integralmente sua condição de ‘técnico’ para escapar das perguntas indigestas com direcionamento político. No geral, o auxiliar da governadora pode contabilizar um bom desempenho. Graças também ao fato de que não houve, por parte da maioria dos parlamentares, uma preparação à altura para questionar o secretário a respeito de pontos concretos das finanças oficiais.
TENSÃO
Obery Rodrigues chegou tenso a Assembleia. Afinal, nunca havia sido sabatinado daquela forma, em especial num momento de crise financeira e colapso administrativo. Aos poucos, o mossoroense foi absorvendo o clima e se soltou um pouco mais. Quando acabou, Obery sentiu alívio enorme; parecia que tinha tirado um elefante das costas.
DÍVIDA
Quando não lhe era conveniente, o secretário Obery Rodrigues omitia a informação, como por exemplo quando foi questionado a respeito do montante da dívida do Governo Rosalba com os fornecedores e prestadores de serviço. Como o valor deve ser gigantesco, o secretário simplesmente afirmou que não sabia no momento o valor do débito.
PAGAMENTO
O conflito de opiniões a respeito da real situação do Estado continua. Enquanto Obery afirma que não sabe sequer se terá dinheiro para pagar o 13° salário aos servidores e expõe também o risco de pagamento da folha mensal, a governadora Rosalba Ciarlini tenta consolar os fornecedores afirmando que pagará o débito contraído. Ora, se não tem dinheiro para pagar a folha, como pagará dívidas com empresários?
REDUÇÃO
No clima de cortes de recursos e redução de despesas no Governo do Estado, Sherloquinho sugere que a governadora corte a fantasia e reduza o estoque de promessas que nunca serão cumpridas.
CREDIBILIDADE
Hoje, o grande problema da governadora Rosalba Ciarlini não é de gestão ou falta de recursos. Na verdade, a Rosa convive com uma grave crise de credibilidade. A palavra empenhada, seja em público ou não, perdeu o crédito. Em geral, um político que não cumpre o prometido é aceitável, é comum. Porém, um gestor em pleno exercício da função executiva que não honra com o que diz, pavimenta fortemente a estrada para a desmoralização e perda do respeito popular. E parece ser o caso.
CONVITE
O deputado Henrique Alves e o senador Garibaldi Filho fizeram questão de dar visibilidade ao convite formal feito para que a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, deixe o DEM e assine ficha no PMDB. Não podemos esquecer que Fafá é filiada ao DEM, partido da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino.
REAÇÃO
Qual será a reação do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini ao fato de que aliados estão provocando defecções em sua legenda? E, pior: Uma liderança que faz política na cidade da governadora.
LIXO
Fica cada vez mais difícil a direção da Urbana convencer servidores, gente da Prefeitura e vereadores a respeito do aumento previsto no preço da locação de equipamentos na licitação que vai ser analisada na Câmara. Afinal, em tempos de crise financeira e de austeridade, como justificar que hoje paga um valor e amanhã pagará três vezes mais pelo mesmo objeto?
LIXO II
A licitação do lixo é extremamente perigosa para o prefeito Carlos Eduardo, que vem mantendo uma postura de não convivência com esquemas. Da forma como está prevista a licitação da Urbana, recheada de suspeitas de direcionamento e superfaturamento, pode resultar em graves escândalos no primeiro ano da gestão municipal. Prevenir é o melhor caminho.
ENTREVISTA
A coluna recebeu e-mail de Ricardo Queiroz: “Sr. Tulio, a respeito da entrevista de Cid Montenegro, que integra a fina flor do garibaldismo, defendendo o rompimento do partido com o governo Carlos Augusto Rosado, eu digo que bombou em todas as classes sociais. Mostra a força do JH e a competência do jornalista Joaquim Pinheiro”.
ENTREVISTA II
O leitor conclui: “Ouvi diversos depoimentos de pmdbistas com mandato, sem mandato, que já tiveram mandato, desde a capital ao interior e todos adoraram a entrevista do filho do médico Antônio Montenegro. Aí eu pergunto ao senador Garibaldi e ao presidente Henrique Alves : “O que os senhores estão esperando? Façam pesquisa no PMDB, vão às ruas, façam que vão comprovar o que estou dizendo”.
DIA DOS PAIS
A coluna aproveita para desejar um Feliz Dia dos Pais a todos, em especial ao meu pai, Afonso Lemos, exemplo de amor e solidariedade. A coluna de sábado fica a cargo do competente Ciro Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário