Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SERIDOENSES ELEVAM IDHM DA MESORREGIÃO CENTRAL

Natal tem os melhores indicadores de saúde e renda. Parnamirim tem os melhores indicadores de educação e ocupa o quatro lugar na qualidade de vida da região Nordeste. Os dos municípios alcançaram o status de “alto desenvolvimento humano”, segundo um estudo divulgado na segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com desempenho expressivo nestas três áreas, seria normal que o Leste Potiguar fosse a mesorregião com melhor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – do Rio Grande do Norte. Mas não é. Nem primeiro, nem segundo. O Litoral Potiguar, onde estão inseridos os municípios da região metropolitana de Natal ocupa o terceiro lugar no ranking das mesorregiões do Estado.

O melhor é o da região Central, que concentra os municípios localizados numa faixa que vai de Equador, no Seridó, até Macau, na microrregião salineira. O destaque são os municípios de Caicó, São José do Seridó e Parelhas, com Longevidade acima de 0,8, o que os inclui na faixa de “muito alto” desenvolvimento humano na saúde. As microrregião Seridó Ocidental e Seridó Oriental se destacam nos indicadores de educação. De acordo com o Atlas-2013 do PNUD, a mesorregião Central tem um município (Caicó) na faixa de alto, 27 em médio e 12 com baixo IDHM. Com IDHM 0,615, puxado por Mossoró, o Oeste ocupa o segundo lugar no ranking estadual. Dos 59 municípios, um está na faixa de “alto”, 41 na de médio e 17 na de baixo desenvolvimento. Além de Mossoró, destaque para os indicadores de saúde e renda em Pau dos Ferros, Alto do Rodrigues, Macau, Areia Branca e Assu.

O Litoral Potiguar tem IDHM 0,611 e está em terceiro. Além de Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim também se destacam no indicador Longevidade. O Litoral tem dois municípios do Alto desenvolvimento humano, 11 com médio e 12 com baixo IDHM. O Agreste é o que está em pior situação e que deve merecer atenção das políticas públicas. Tem 67% dos municípios com baixo desenvolvimento. Santa Cruz, Nova Cruz e Campo Redondo, pela ordem, lideram o ranking da região. Parazinho, Ielmo Marinho e Lagoa de Pedras, pela ordem, ocupam os três últimos lugares. O novo IDHM foi divulgado segunda-feira em Brasília por ocasião do lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. O atlas é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano de 5.565 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário