“Nascer com Dignidade – melhorando o cuidado materno infantil”. O projeto institucional, desenvolvido pelo do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) foi apresentado semana passada para profissionais de saúde e ativistas do parto humanizado de Mossoró. O evento ocorreu no auditório da Comarca das Promotorias de Justiça. “O objetivo é identificar os fatores que levam à mortalidade materna, pois temos índices muito altos. É preocupante porque são mortes evitáveis”, destacou o Promotor de Justiça, Flávio Côrte, que possui a atribuição de defesa dos direitos da saúde. A apresentação do projeto, ficou a cargo da assistente ministerial Janice Azevedo Costa de Carvalho, integrante do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Saúde (Caop-Saúde).
A profissional começou alertando que não é meta do Ministério Público ajuizar ações, embora faça parte das prerrogativas do MP. “Nossa ideia é buscar parcerias, formarmos uma rede forte e, juntos identificarmos os problemas para saná-los e, assim, salvarmos vidas”. Em seguida, Janice Azevedo explicou a atuação do projeto, que contempla 137 municípios no Rio Grande do Norte e que é toda amparada por uma ampla legislação. Mortalidade materna e infantil; situação do RN e percentual de evitabilidade; rotina de acompanhamento gestacional (explicando o número de consultas e exames necessários); requisitos mínimos para desenvolvimento de ações de atenção ao pré-natal (recursos humanos, área física adequada; equipamentos e instrumentos) e atenção pós-parto e ao recém-nascido foram alguns dos assuntos abordados na apresentação.
Ao final da explanação de Janice Azevedo, na última quinta-feira, dia05/09, foi aberto um debate com os profissionais de saúde e ativistas do parto humanizado – oportunidade na qual eles puderam tirar dúvidas sobre as rotinas do projeto institucional do MP. Foram convidados para o evento integrantes do Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, II Unidade Regional de Saúde Pública (II Usarp), auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Básica, Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hospital da Mulher e Conselho Regional de Medicina do RN.
Treinamento
A presença da servidora do Caop-Saúde em Mossoró também teve o intuito de realizar um treinamento com as analistas de Psicologia e Serviço Social, lotadas no Núcleo de Apoio Técnico (NATE), Rosane Helena Cardoso de Melo e Sara da Silva Barbalho. Na quarta-feira (04), Janice Azevedo discutiu com as analistas todo o procedimento para a realização de inspeções nas unidades básicas de saúde (PSF), maternidades e hospitais.
Foi apresentado um chek-list que deve ser preenchido pelas analistas ao visitarem estes locais. Depois desta da teoria, as profissionais passaram para a prática, visitando duas unidades básicas de saúde (PSF) em Mossoró, com o acompanhamento de Janice Azevedo.
“Renascimento do Parto”
Após o término do debate, as ativistas do parto humanizado Hildita Chaves, Carol Marques Galhardo e Joaniza Vale, apresentaram o trabalho que desenvolvem de forma voluntária com as parturientes em Mossoró. As ativistas ainda aproveitaram o momento para exibir o trailler do documentário “O Renascimento do Parto”, que aborda a importância do parto natural e os perigos da realização sem controle do parto cesáreo. O filme, inclusive, começará a ser exibido nas salas de cinema de Mossoró, entre os dias 20 e 26 deste mês, em sessão única, às 19 horas.
BUSCA NO BLOG
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
MOSSORÓ: PROJETO NASCER COM DIGNIDADE É APRESENTADO PARA REDE DE SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário