Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 15 de setembro de 2013

PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES DO SISUTEC TERMINAM AMANHÃ

Os interessados em fazer um curso técnico gratuito têm até amanhã (16) para se inscrever no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas foram ofertadas em cidades das cinco regiões brasileiras e serão preenchidas por ordem de inscrição. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. A oferta varia de cidade para cidade e também muda a cada instante. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente. Quando o inscrito não faz a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retorna para o sistema e é reaberta. As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que selecionou os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para facilitar a escolha dos que desejam participar mas ainda não definiram um curso, há o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, formulado pelo Ministério da Educação. Nele, há informações sobre cada curso, habilidades exigidas do candidato, atividades e número de horas da formação, entre outros dados. Depois de decidir e verificar a oferta, o candidato deve apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.

A primeira edição do Sisutec ofereceu 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga entre 800 e 1,2 mil horas de aula. Ao todo, foram 383.080 inscritos no Sisutec. Quanto ao Pronatec, a presidente Dilma Rousseff disse, na sexta-feira (13), que o programa vai se tornar permanente. Segundo Dilma, "o Brasil precisa de ensino técnico para ser competitivo e para desenvolver a economia, por isso há a necessidade de a formação dos trabalhadores ser constante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário