Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DOIS AMERICANOS E UM ALEMÃO GANHAM NOBEL DE MEDICINA 2013

 James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof ganharam o Prêmio Nobel de Medicina 2013
James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof ganharam o Prêmio Nobel de Medicina 2013

Os nomes dos escolhidos para receber os prêmios Nobel de Medicina, Física, Química, da Paz e de Economia 2013 serão divulgados até o dia 14. O primeiro a ser conhecido foi o Prêmio Nobel de Medicina, divulgado hoje (7) em Estocolmo, na Suécia.  Dois americanos e um alemão ganharam o Prêmio Nobel de Medicina neste ano. James E. Rothman e Randy W. Schekman, dos Estados Unidos, ganharam junto com Thomas C. Südhof, alemão, pela descoberta sobre o sistema de transporte no interior da célula para que as moléculas sejam levadas ao local correto da célula no momento adequado. As descobertas influenciam a compreensão de como a carga é entregue dentro e fora da célula e as implicações nos trabalhos de diversas doenças, incluindo problemas neurológicos e imunológicos.

Cientistas

James Rothman, nasceu em 1950, em Massachusetts, trabalha no departamento de biologia da Universidade de Yale. Seu colega Randy Schekman nasceu em 1948, em Minnesota, e atualmente trabalha no departamento de biologia celular, na Univesidade americana de Berkeley. Já o alemão Südhof, nascido em 1955 em Göttingen, trabalha na Universidade americana de Stanford.

Outros prêmios

Amanhã (8) será a vez da divulgação do eleito para receber o Prêmio de Física, no dia 9 o de Química, dia 11 o da Paz e dia 14 o da Economia. A data da entrega do Prêmio de Literatura ainda não foi divulgada. O total de prêmios em dinheiro, em 2012, foi 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros). Os escolhidos receberão os prêmios em cerimônias em Estocolmo e Oslo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896. Os prêmios Nobel foram criados pelo químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896), inventor que decidiu doar seus bens para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade, são concedidos há 112 anos. Ele foi o inventor da dinamite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário