As mais famosas e populares
Em tempos de padrões estéticos cada vez mais exigentes, fazer dieta se tornou rotina para quem não abre mão da magreza. Diante disso, cada vez mais regimes pipocam por aí para ensinar às pessoas como emagrecer e alcançar o peso ideal. Uma pesquisa recente da editora Euromonitor International, que divulga informações sobre o mercado, mostrou que há algumas dietas que são conhecidas no mundo todo, mas não são necessariamente as mais populares e mais usadas pelas pessoas. A seguir, você confere quais são as que fazem mais sucesso e são mais adotadas.
1º - Vigilantes do Peso
A dieta dos Vigilantes do Peso pode até não ser a mais conhecida, de acordo com a pesquisa, mas é a mais popular entre as principais. O programa representou pouco menos de 40% das respostas ligadas à popularidade, enquanto, em termos de conhecimento do público, ela chegou a cerca de 50%, perdendo apenas para a dieta do Dr. Atkins.O método dos Vigilantes do Peso controla o emagrecimento pela contagem de pontos – não apenas de calorias, de acordo com uma tabela de alimentos. Quanto mais saudável é a comida, menos pontos ela vale, o que significa que a pessoa pode comê-la em maiores quantidades sem se preocupar. Além disso, há reuniões periódicas e acompanhamento para facilitar a mudança. Como não é baseada em grandes restrições, as chances de o programa dar certo é considerável.
2º - Dieta do Dr. Atkins
Conhecida também como dieta da proteína, a dieta do Dr. Atkins é a mais bem conhecida pelas pessoas da pesquisa, superando 50% das respostas, mas está em segundo lugar no que diz respeito a popularidade, com quase 20%. A ideia principal do programa alimentar é priorizar os alimentos proteicos, de origem animal, e cortar de vez carboidratos. A dieta criada pelo médico americano Robert Atkins tem quatro fases, que, aos poucos, diminuem a restrição de carboidratos. Por ser muito restritiva, a chance de abandono do regime é considerável e é possível desenvolver problemas de saúde, como problemas renais, intestinais, de humor, sono e fraqueza, devido ao excesso de certos nutrientes e à falta de outros.
3º - Dieta Dukan
Criada pelo médico francês Pierre Dukan, nos anos 90, a dieta Dukan voltou à moda depois de a princesa Kate Middleton aderir ao programa. No levantamento, o regime ficou em terceiro lugar, com 15% de popularidade e pouco mais do que isso no quesito “conhecimento” do público. A dieta consiste em quatro fases. A duração das três primeiras depende da quantidade de quilos que a pessoa deseja perder. A primeira restringe o consumo a apenas alimentos ricos em proteínas, como carnes e laticínios.
A segunda permite comer os mesmos pratos da anterior e de itens de uma nova lista de legumes. As duas fases seguintes não têm foco no emagrecimento, mas na manutenção do peso alcançado. A terceira inclui outras comidas à lista, como frutas, pão integral, queijo e outros carboidratos. E a última, que dura a vida inteira, permite o consumo de quaisquer alimentos, contanto que o indivíduo siga três regras: comer apenas proteínas em um dia da semana, caminhar 20 minutos todos os dias e consumir três colheres de sopa de farelo de aveia por dia.
4º - Dieta do Mediterrâneo
A Dieta do Mediterrâneo ficou praticamente empatada com a Dukan, no critério popularidade, enquanto na avaliação sobre o conhecimento sobre ela, a porcentagem foi de pouco menos de 30%. Além de emagrecer, essa dieta pode fazer bem à saúde, prevenindo doenças como diabetes e câncer. Esse cardápio é rico em frutas, verduras, legumes, azeite de oliva, nozes, peixes, laticínios, grãos como lentilha e grão de bico, e vinho tinto. No entanto, comidas com gordura saturada, carne vermelha e açúcares em geral devem ser evitados, mas não necessariamente cortados da lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário