Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS SERÁ FACILITADA A PARTIR DE HOJE EM NATAL

Natalenses que estão com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado poderão renegociar suas dívidas no Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) a partir de hoje. O Procon Natal lançou ontem a campanha ‘Natal sem dívidas’ com o objetivo de regularizar a situação de pelo menos 10% dos 110 mil natalenses que se encontram nessa situação e sanar parte dos 240 mil débitos em aberto - uma média de 2,4 débitos por CPF negativado.

Campanha lançada ontem em Natal promete facilitar negociações, com intermediação do Procon
Campanha lançada ontem em Natal promete facilitar negociações, com intermediação do Procon/Alice Vergueiro

A campanha segue até o dia 13 de dezembro e prevê a realização de audiências de conciliação entre credores e consumidores. O natalense que aderir à campanha, lançada em parceria com entidades como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas, poderá ter acesso a condições de pagamento diferenciadas, como taxas de juros mais baixas, descontos, e prazo de pagamento mais longos, explica Kleber Fernandes, coordenador geral do Procon Natal e idealizador da campanha. As condições, segundo Kleber, no entanto, vão variar de credor para credor.

Para ser atendido, basta o consumidor procurar a sede do Procon Natal, localizada na rua Seridó, em Petrópolis, com a cópia  do RG, CPF, comprovantes de residência, de renda e, se possível, a fatura ou carta de cobrança. Quem não encontrar a fatura, poderá solicitar a emissão de um extrato de débitos no próprio Procon. O serviço será oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas  no local. Pelo menos 30 empresas já aderiram à campanha e demonstraram interesse em oferecer melhores condições de pagamento para os consumidores - entre elas está boa parte dos bancos e todas as operadoras de telefonia móvel.

A ideia da campanha surgiu depois que a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) apontou, em uma pesquisa, que a maioria dos consumidores brasileiros - 62%, ante 61% no ano passado - pretendem utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. “Isso fez com que o Procon municipal tomasse a iniciativa de desenvolver esse projeto, que além de regularizar a situação do consumidor, também ajuda o comércio no resgate do crédito”, justificou Kleber. O serviço será prestado das 9h às 16h, ao longo da campanha, por servidores do Procon e estudantes de Direito e Contabilidade do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). A iniciativa, ressalta Luiz Lacerda, é importante tanto para os consumidores, que poderão regularizar sua situação financeira, quanto para os empresários, que terão os débitos sanados, e poderão recuperar os clientes, que se tornarão aptos para novas compras. Segundo a CDL Natal, a maioria dos natalenses com CPF negativado é mulher, tem entre 50 e 64 anos, e deve até R$ 100.

Serviço: Campanha Natal sem dívidas Data de 18 de novembro a 13 de dezembro Local: sede do Procon Natal, na rua Seridó, número 355, Petrópolis. Horário: das 9h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário