A 41ª edição da Exposição Agropecuária do Seridó foi aberta na noite desta sexta-feira (16), no parque Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó. A exposição, que tem cerca de 1.200 animais, vai até amanhã, domingo (18) com programação que inclui leilão, torneio leiteiro, apresentações artísticas e festival culinário.
A feira faz parte do Calendário Oficial de eventos agropecuários do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) em parceria com a Prefeitura de Caicó, Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc) e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores.
Aftosa
Durante a abertura da 41ª exposição, houve também o lançamento oficial da 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa em 2014. A meta é vacinar 90% do rebanho bovino existente no Estado, que soma 1 milhão e 43 mil cabeças. Os criadores têm até o dia 31 de maio para fazer a compra das doses. E até 15 de junho para fazer a declaração do rebanho imunizado. Para auxiliar na campanha, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) realiza cursos de capacitação para vacinadores. Em Caicó, 60 pessoas entre criadores e técnicos participaram.
Desde o ano passado o Rio Grande do Norte tem o selo de área livre da febre aftosa com vacinação. E até o final de maio receberá da Organização Mundial de Saúde Animal, o reconhecimento internacional de área livre, juntamente com outros estados do Nordeste. A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, prestigiou a abertura da exposição. “Poder iniciar um evento voltado para agropecuária com esta notícia nos deixa muito felizes, pois sabemos o quanto é importante a certificação para todos os criadores, para a realização dos negócios, para o crescimento do setor”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário