Três eventos marcam a passagem dos 122 anos de existência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), completados na próxima sexta-feira, 4 de julho. Às 9h, com a participação de 50 casais, o Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS), realiza cerimônia de casamento comunitário no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova. Depois, às 10h, com a presença do presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Aderson Silvino, desembargadores, juízes e servidores do Judiciário, será celebrada missa no auditório da instituição, no prédio sede do TJ, na Cidade Alta. Em paralelo a esses momentos, exposição com fotos de momentos marcantes de um Tribunal centenário está à disposição de visitantes e interessados em ver imagens históricas.
Instalada no hall de entrada do prédio sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a exposição oferece mais de quatro dezenas de fotos que contam momentos importantes do TJ, desde o início do século passado até a primeira década dos anos 2000. A mostra é organizada pelo Cerimonial do Tribunal de Justiça em parceria com o Memorial Desembargador Vicente Lemos, unidade anexa à sede da sede do Poder Judiciário do RN, na Cidade Alta.
Segundo a diretora do setor de Relação Públicas e Cerimonial do Tribunal, Rosana Queiroz, a exposição permite ao visitante da sede da Corte, ver um resumo da trajetória do TJ em mais de 100 anos de existência, desde fotos de pessoas que marcaram a Corte como os desembargadores Joaquim Homem de Siqueira, em imagem da década de 1910, a Miguel Seabra Fagundes, nos anos 1940, e uma Natal que não existe mais, a do tempo dos sobrevoos de balões como o Zeppelin.
A exposição também serve para despertar o interesse dos interessados em visitar o Memorial, instalado na Rua Padre João Manoel, por trás do TJ, para o qual é possível agendar visitas para terças, quartas e quintas-feiras pelo telefone (84) 3616-6513. O casamento comunitário da sexta é organizado pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS), com uma experiência de ter oficializado mais de 5 mil casamentos, com efeito civil, em diversos municípios potiguares, desde 2007, outra marca importante do TJRN na área da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário