Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

CANDIDATURA
O senador Garibaldi Filho, maior eleitor do PMDB no RN e em Natal, antecipou sua ‘preferência’ pela reeleição do prefeito Carlos Eduardo. A questão familiar tem sido preponderante para a reaglutinação dos Alves, divididos desde a renúncia de Wilma, em 2002, quando deixou para a Prefeitura para o filho de Agnelo e foi eleita governadora do Estado.

ANTECIPAÇÃO
Mesmo com seu jeito simples de falar, Garibaldi praticamente ‘rifou’ a candidatura de Hermano Morais a prefeito da capital. Ao dizer que Carlos Eduardo era o candidato de sua preferência, o pai de Waltinho sinalizou qual deve ser o caminho do PMDB no pleito municipal. Quem ousará contestar o maior líder do partido?

CÂMARA
Caberá agora a Carlos Eduardo, articular para abrir os caminhos da administração para o PMDB, como forma de oficializar o respaldo que poderá vir a ter do partido em sua tentativa de reeleição. Com o PMDB no Governo, o prefeito ‘ganha’ o apoio oficial de três vereadores na Câmara e cinco deputados estaduais na Assembleia, além do respaldo do deputado federal Walter Alves.

FAMÍLIA
Carlos Eduardo começou o período da pré-campanha para governador sem querer votar em Henrique. Tinha compromisso com Robinson. Garibaldi conversou com Agnelo Alves, que conversou com o filho prefeito. Agnelo não tinha como negar apoio ao filho de Aluízio, responsável por tudo em sua vida. A pedido de Agnelo, Carlos Eduardo cedeu, rompeu o compromisso assumido e apoiou a candidatura de Henrique, com quem nunca manteve uma boa relação.

FAMÍLIA II
Para apoiar Henrique, Carlos Eduardo se desgastou com partidos mais à esquerda, que lhe davam sustentação e amparavam seu discurso de independência longe da oligarquia. Agora, naturalmente, espera receber o apoio do PMDB para seu projeto. Em nome da união familiar, Garibaldi antecipou o apoio, mesmo sabendo que o projeto de candidatura própria do PMDB ainda perdura entre filiados.

DÚVIDA
Pelo artigo 15 da Lei do Ficha Limpa fica uma duvida razoável sobre a inelegibilidade dos condenados na Operação Impacto, já que ninguém impugnou os diplomas dos vereadores eleitos a tempo e a modo.

INELEGÍVEIS
Porém, há também quem defenda a inelegibilidade antecipada antes do trânsito em julgado mesmo em se tratando de processo criminal. Como Direito é interpretação, caberá questionamento sobre inelegibilidade ou não.

BARRAGEM
Falaram bastante a respeito da construção da Barragem de Oiticica no último pleito eleitoral. Agora, com a notícia de que o TCU constatou superfaturamento de R$ 15 milhões nas obras, os políticos do Estado estão em um silêncio ensurdecedor. O que é que ta havendo?

PAPA
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi recebido pelo Papa Francisco, que deve ter tentado dizer uma ou outra palavra, sem sucesso. Jaime deixou até o Papa calado para ouvir sua ‘palestra’.

EX-ALIADOS
Os ex-amigos Fabrício Torquato e Leonardo Rêgo, separados pelo acordão, partiram agora para o ataque. O atual prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício, abriu o verbo em uma rádio na região e disse que recebeu a Prefeitura do filho de Getúlio com dívidas e obras inacabadas. Pode até ser verdade, mas revelou que o prefeito mentiu quando recebeu a Prefeitura ou omitiu a realidade. Coisa feia falar isso somente agora, que os dois são adversários.

FORÇA
Todo mundo sabe que Fabrício Torquato só foi eleito por causa do apoio do então prefeito Leonardo Rêgo. Os dois juntos eram imbatíveis em Pau dos Ferros. Por conta de Henrique, que tentou derrotá-los, Leonardo e o pai, Getúlio Rêgo, brigaram com Fabrício e o desafiaram publicamente, prometendo uma ‘lapada’ de votos. Perderam feio e foram desmoralizados pelas urnas.

FUTURO
Em 2016, será uma grande disputa. Fabrício quer continuar no cargo e Leonardo quer voltar a comandar a Prefeitura. Se for parte da estratégia provocar a polarização através da briga entre os dois, tudo bem. Porém, eles precisam ter cuidado com o verbo, sob pena de haver desmoralização mútua e desgaste dos dois.

SECRETARIADO
O professor e empresário Carlos Alberto, que foi candidato a deputado federal pelo PT na última eleição, poderá receber o respaldo partidário para ser indicado ao secretariado do Governo Robinson Faria. O nome dele é sem máculas e tem bom trânsito no partido.

NEGRO
A coluna recebeu e-mail do delegado de polícia Antonio Pinto: “Caro Tulio, peço que publique essa missiva em homenagem a um grande legislador VEREADOR POTIGUAR FERNANDO LUCENA, da ilustre casa legislativa DJALMA MARANHÃO, pai de meu saudoso amigo MARCOS MARANHÃO. Conheci FERNANDO LUCENA quando advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Norte, sob a presidência de GEORDECI. Sempre soube que é um homem corajoso, caracterizado pela ação”.

NEGRO II
Antonio Pinto conclui: “O 20 de novembro está no coração de todo homem amante da paz e da igualdade dos homens e assim se eternizará AD EATERNUM. A comunidade negra do Rio grande do Norte, que cada dia toma consciência de sua ” NEGRITUDE”, agradece seu empenho vereador. A defesa do negro no Brasil não rende votos, contudo essa ação eleva  o seu nome, engrandecendo o nome do legislativo municipal do Natal, colocando seu nome entre ilustres potiguares que querem um Rio Grande do Norte para todos. O momento não é de confronto, de se digladiar, mas sim de união e de perpetuação de amor entre os homens, rumo a um mundo de todos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário