Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 11 de março de 2015

CAICÓ FICA SEM ENERGIA POR 18 HORAS

Um apagão que começou por volta das 4 horas da madrugada e entrou pela noite, deixou Caicó, a maior e mais importante cidade do Seridó, sem energia elétrica, prejudicando o atendimento bancário, clínicas médicas, o funcionamento de supermercados e o trânsito na cidade. A energia só foi restabelecida às 22 horas, num dos apagões mais longos desde que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi privatizada em 1998.

Carreta transportando subestação foi enviada de Natal para resolver o problema de CaicóCarreta transportando subestação foi enviada de Natal para resolver o problema de Caicó/Vicente Neto

Em nota distribuída ainda pela manhã, a Cosern informou que além de Caicó, os municípios de São João do Sabugi, São Fernando e Ipueira, todos na região Seridó, também ficaram sem energia elétrica. O problema começou às 4h12,  após um defeito em um equipamento da subestação Caicó. Às 7h10 o fornecimento foi restabelecido nos três municípios e em parte de Caicó, correspondendo a 25% das cargas. Para resolver o problema, a Cosern enviou uma carreta, transportando uma subestação, de Natal para Caicó. Mas a carreta, que mede 19,8 metros de comprimento por 2,8 de largura, anda a 50 quilômetros, no máximo. Nessa velocidade, ela precisaria de 7 horas para chegar ao destino.

Através de blogs e postagens nas redes sociais, a população foi informada de que o problema estava localizado no parque de transmissão da  empresa, no bairro Boa Passagem. Com dificuldade para chegar ao destino, devido as ruas estreitas do bairro, o equipamento somente começou a ser montado por volta das 18h30, segundo relato do blogueiro Marcos Dantas.  Há relatos de que a prolongada falta de energia  prejudicou o já deficiente sistema de abastecimento de água da cidade,  em colapso devido ao baixo nível do Itans. A Cosern prometeu investigar e divulgar a causa do problema,  que deve ocorrer hoje. Ontem à noite, a reportagem da TN teve dificuldades para falar com Caicó. A maioria dos telefones estava fora de área, o que sugere problema com as torres das operadoras ou bateria descarregada.

O deputado Felipe Maia (DEM), postou uma mensagem no seu perfil to twitter, fazendo uma ligação entre  transtorno e o reajuste das tarifas, concedido pelo governo federal. “No momento em que a energia elétrica é reajustada, acabo de saber que a Cidade de Caicó está há quase 24 horas sem energia.” Depois, quando a energia foi restabelecida, o deputado complementou: “A tribuna da Câmara dos Deputados é mais forte do que eu imaginava. Foi só eu falar sobre a falta de energia em Caicó que a luz voltou. ”De moradores, contatados depois que a energia foi restabelecida, o comércio funcionou parcialmente na cidade. Proprietários de pequenos mercados estavam preocupados com a preservação de produtos como carnes, embutidos e derivados de leite. Agências de bancos alugaram geradores para que os clientes pudessem sacar dinheiro e pagar as contas. O apagão só não atingiu o bairro Alto da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário