GOVERNO
O deputado Fernando Mineiro foi oficializado líder do Governo Robinson Faria na Assembleia Legislativa. Poder de argumentação e credibilidade o parlamentar tem de sobra. Precisa usar da habilidade e jogo de cintura para convencer os colegas. A grande vantagem que Mineiro tem em relação ao fato de assumir a liderança é que, com ele, não haverá varejo.
IMAGINAÇÃO
Sherloquinho fica imaginando um conhecido deputado, que vota de acordo com suas conveniências pontuais, conversando com Mineiro sobre seus ‘interesses’ em algum benefício do Governo.
CANDIDATURA
Outra questão que Mineiro terá que compatibilizar é sua candidatura a prefeito de Natal com o exercício da liderança. Nem sempre o tema a ser defendido pelo líder é algo que vá ao encontro de servidores ou da população. Nesse caso, a exposição a temas indigestos poderá lhe causar problemas eleitorais.
MANIFESTAÇÃO
O discurso de Fátima Bezerra no início desta semana demonstrou, finalmente, uma manifestação mais efetiva do PT sobre o envolvimento de José Agripino na operação Sinal Fechado. O problema é que Fátima falou isso em meio a uma série de outros assuntos, como a crítica à imprensa, facilitando um contra-ataque adversário.
RESPOSTA
Afinal, fica fácil para os opositores responderem a Fátima e, simplesmente, não comentarem a situação de José Agripino, criticando novamente o PT por essa postura de revolta, de ataque aos que pensam o contrário.
COBRANÇA
Se quisesse, realmente, que a oposição fosse instada a falar cobre a Sinal Fechado, a petista deveria ter reduzido o discurso e entrado mais no assunto. Cobrado, exclusivamente, a manifestação da oposição sobre o caso.
INTERESSE
Ao que parece, Fátima quer, justamente, que a imprensa faça com ela o que está fazendo com a oposição. Quer que a imprensa assuma o papel de crítico da oposição e passe a cobrar uma investigação a Agripino sem que qualquer político adversário faça essa cobrança.
FRACO
Até porque, após duas semanas de divulgação do envolvimento de Agripino na Sinal Fechado, Fátima, simplesmente, se limitou a dizer que ele deve ser investigado e, se condenado, punido. Uma obviedade que não rende matéria.
LISTA
Continua a expectativa grande a respeito da divulgação dos nomes que constam na lista do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, responsável pela investigação do esquema Petrolão, originada da operação Lava-Jato. Há muita especulação a respeito de quem estará ou de quem não vai figurar na lista de acusados. Talvez as revistas do final de semana tragam detalhes.
FORA
O ex-deputado Henrique Alves foi prudente ao comentar sua exclusão da lista de Janot. Limitou-se a dizer que o melhor é aguardar o pronunciamento do Supremo a respeito do fato. Posição correta. Se estiver fora, Henrique tem muito a comemorar e fica apto a assumir o ministério do Turismo.
NOVIDADE
A coluna concorda com avaliação feita pelo jornalista Rubens Lemos Filho neste JH, a respeito da candidatura do deputado Kelps Lima a prefeito de Natal. O parlamentar do Solidariedade tem desempenhado o mandato de forma produtiva e tem usado a mídia também de maneira positiva. Seu nome pode encarnar ‘o novo’ na eleição do próximo ano.
CEARÁ-MIRIM
O secretário-adjunto da Casa Civil do Governo Robinson Faria, vereador Júlio César, é forte candidato a prefeito de Ceará-Mirim. Ele já demonstrou força política no pleito estadual de 2014, quando comandou a vitória de Robinson na Terra dos Verdes Canaviais contra as tradicionais lideranças do município.
CEARÁ-MIRIM II
Júlio César lidera todos os levantamentos para prefeito feitos até agora em Ceará-Mirim. Deverá ser o candidato apoiado pelo grupo do governador Robinson Faria e contará com apoios de vários partidos no município. Um nome ‘novo’ que aparece com reais chances de vitória em uma cidade importante da Grande Natal. Como o prefeito Peixoto não pode mais ser candidato, a situação de Júlio fica ainda melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário