Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 14 de abril de 2015

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

VICE
Pode parecer cedo, mas a vaga de vice-prefeito na chapa de Carlos Eduardo já está sendo motivo de articulações entre partidos aliados. O ponto pacífico é a saída de Wilma de Faria do lugar de vice. A mãe de Márcia pode ser a puxadora de votos para eleger a maior bancada de vereadores da Câmara de Natal. O problema é: Wilma terá humildade para isso?

FUTURO
O lugar de vice de Carlos Eduardo será estratégico para o futuro. Afinal, caso o filho de Agnelo renuncie para ser candidato a governador, senador ou federal em 2018, o vice assumirá a Prefeitura e poderá ser candidato a reeleição, assim como ocorreu entre Wilma e Carlos Eduardo, quando a mãe de Lauro renunciou para ser governadora e entregou o cargo ao marido de Andréia.

NOME
Portanto, o nome de Raniere Barbosa ganha respaldo interno por ser da inteira confiança do prefeito Carlos Eduardo, ter grande poder de articulação política e mobilização popular. Além disso, a saída de Raniere da disputa proporcional, interessa aos vereadores da bancada do prefeito, que serão beneficiados pelo espólio eleitoral do atual líder governista.

CANDIDATURA
Carlos Eduardo tentará a reeleição. Isso é fato. Em caso de vitória, há dois caminhos: exercer integralmente o mandato ou renunciar na metade para ser candidato em 2018. Se Robinson Faria estiver bem avaliado, o filho de Agnelo não disputará o Governo; se o pai de Fábio estiver em situação semelhante ao que ocorreu com Rosalba, Carlos Eduardo tentará tomar sua cadeira. Mas, ele também poderá tentar ser senador ou deputado federal.

SAÍDA
Havia dúvidas em relação a qual suplente deveria ser desconvocado por causa da posse de Raniere Barbosa como titular do mandato. Júnior Grafith ou Cabo Jeoás. O vereador Júlio Protásio disse ontem, na 96 FM, que sai o Cabo Jeoás, por ser suplente da coligação da qual Raniere foi eleito.

SEM DESCONTO
Sherloquinho voltou ao Detran. No órgão de trânsito do Estado, soube que o diretor Marcos Freire recebeu o mês de março ‘cheio’, sem desconto. O problema é que ele passou 10 dias fora do RN durante o mês de março. Não recebeu diárias, pois tratava-se de viagem particular; mas também não descontou os dias ausente.

PESQUISA
A jornalista Thaisa Galvão postou em seu blog um comentário a respeito das pesquisas Consult divulgadas ontem: “Ah…as pesquisas. Elas voltaram tão espetaculosas quanto na última campanha onde levaram chute na canela, mas… Dessa vez, sem a prova dos 9 que é o resultado de uma eleição, a pesquisa divulgada ontem em Natal, feita para avaliar governos federal e estadual, misturou as bolas e endoidou a prefeitada”.

PESQUISA II
Segue o texto de Thaisa: “Os 1500 entrevistados de todos os 51 municípios, somados, definem a posição da presidente Dilma e do governador Robinson Faria. Mas…divididos, refletem a realidade dos municípios pesquisados? Pegando 1500 e dividindo por 51, daria 29,4 entrevistas por município. Cientificamente falando, alô professores de Estatística da UFRN, quase 30 opiniões de um município, refletem a realidade local?”.

PESQUISA III
Continua o texto sobre as pesquisas Consult: “E se levar em consideração que alguns municípios pesquisados são bem maiores do que outros, a conta da divisão não seria tão igualzinha assim. Pela lógica – e desde quando pesquisa no RN tem lógica? – um município como Mossoró, com 259.815 habitantes, teria bem mais entrevistas do que Marcelino Vieira, por exemplo, município com apenas 8.265 habitantes. Então, em sendo assim, mais questionários seriam aplicados em Mossoró e beeeem menos em Marcelino. Umas 10 entrevistas”.

PESQUISA IV
Thaisa Galvão conclui: “E mais uma vez recorro aos universitários: o resultado de 10 entrevistas é capaz de avaliar alguma coisa? Em tempo: o instituto que fez a pesquisa que assusta uns e alegra outros, dava como certas, em outubro passado, as eleições de Henrique Alves para o Governo e Wilma de Faria para o Senado”.

MARGEM
Se, na campanha, a margem de erro da Consult era de 3% e errou feio, imagine de quanto será essa margem de erro com uma quantidade mínima de entrevistados. Segundo Sherloquinho, a margem de erro dessa pesquisa deve ficar na faixa dos 70%, para mais ou para menos.

TERCEIRIZAÇÃO
A deputada federal Zenaide Maia é contra a terceirização. Um gaiato ouviu e disse: “Como é que doutora Zenaide pode ser contra a terceirização se João Maia e Jaime Calado terceirizaram o mandato dela?”.

SUSPEIÇÃO
A desembargadora Zeneide Bezerra alegou suspeição e deixou a relatoria do processo contra o deputado federal Beto Rosado. Com isso, o processo foi redistribuído e ‘caiu’ para o desembargador Glauber Rêgo.

SUSPEIÇÃO II
O problema é o seguinte: Beto Rosado é filho de Betinho, que é irmão de Carlos Augusto, casado com Rosalba Ciarlini. Portanto, Beto é praticamente sobrinho da ex-governadora, que nomeou Glauber Rêgo para ser desembargador. O novo relator também vai alegar suspeição e redistribuir o processo ou vai julgar o sobrinho da Rosa?

LICITAÇÃO
Um pequeno levantamento feito por servidores da Prefeitura de Natal, revela que o prefeito Carlos Eduardo e seus secretários não são adeptos da realização de licitação para compras e serviços. A turma gosta de uma dispensa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário