Henrique Neves toma posse como ministro efetivo do TSE para mais um biênio
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, empossou, na sessão plenária desta quinta-feira (16), o ministro Henrique Neves para um novo biênio como ministro efetivo do Tribunal. A recondução do ministro Henrique Neves ao cargo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (15). O ato foi assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, na terça-feira (14). Na sessão desta manhã, o ministro Henrique Neves leu o compromisso regimental e assinou o termo de posse.
Em nome da Corte Eleitoral, o vice-presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, saudou a recondução do ministro Henrique Neves. “Sua Excelência dá uma efetiva contribuição para a construção da jurisprudência. Sem falar da contribuição decisiva que Sua Excelência empresta a todo o trabalho de organização das eleições, como nós sabemos bem”, destacou o ministro. O representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), subprocurador-geral eleitoral Humberto Jacques, saudou também o retorno do ministro Henrique Neves ao TSE. “A sua investidura honra este Tribunal”, disse Jacques, acrescentando que “o senhor está seguramente à altura e bem representa a advocacia nesta Corte”.
Em nome da advocacia, o advogado Torquato Jardim subescreveu os elogios do ministro Gilmar Mendes e do Ministério Público à recondução do ministro Henrique Neves. O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) Sepúlveda Pertence parabenizou, da tribuna, o ministro Henrique Neves e ressaltou a importância de advogados integrarem a composição da Corte Eleitoral. “Só quem não conhece a história deste Tribunal pode negar o que tem sido a atuação dos advogados na história do TSE”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário